Exame Logo

SABMiller e Molson Coors se unem nos EUA para enfrentar Budweiser

Joint-venture criada pelas duas cervejarias tem como objetivo alcançar a liderança do mercado de cerveja nos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

As cervejarias SABMiller e Molson Coors anunciaram nesta segunda-feira (09/10) que vão criar uma joint-venture para unir suas operações nos Estados Unidos e Porto Rico. A intenção é criar uma nova empresa que tenha força para superar a rival Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser e que controla atualmente cerca de 50% do mercado americano.

Antes da criação da joint-venture, a sul-africana SAB já era a segunda maior produtora de cerveja do EUA e a canadense Molson, a terceira. Segundo informou o jornal Financial Times, a nova empresa adotará uma estratégia mais agressiva. Além de concentrar esforços na produção e logística, pretende expandir suas operações para os países emergentes. Outro projeto futuro é adentrar em outros segmentos de bebidas, como, por exemplo, vinhos.

Veja também

Nesta operação, a SAB controlará 58% do capital e a Molson, 42%. Na sociedade, elas planejam atingir a produção anual de 81 milhões de hectolitros de cerveja e um lucro de 6,6 bilhões de dólares.

Em julho deste ano, a SABMiller assumiu o controle da colombiana Bavaria por 7,8 bilhões de dólares. Após a compra, alguns analistas chegaram a prever que num prazo de até dois anos a companhia consiga superar e a InBev como maior produtora de bebidas da América Latina. No Brasil, circulam rumores que a empresa poderia comprar a Schincariol.

O mercado reagiu bem à joint-venture. Às 12h20 (horário de Brasília), as ações da cervejeira SABMiller eram negociadas 1,48 dólar na bolsa de valores de Londres, com alta de 1,43%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame