Exame Logo

Resultados da Positivo foram negativos, diz Brascan

Corretora critica resultados por perdas cambiais, competição no setor de PCs e aumento de despesas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Os resultados da Positivo Informática do terceiro trimestre deste ano foram negativos na avaliação da Brascan Corretora. A empresa obteve lucro líquido de 55 milhões de reais, uma redução de 6,3% em comparação ao mesmo período de 2007.

“Além do pior resultado operacional, o lucro líquido do terceiro trimestre de 2008 foi impactado por despesas financeiras provenientes de perdas cambiais no valor de 14,5 milhões de reais, contra uma receita financeira de 1 milhão em igual período de 2007”, diz a corretora.

Veja também

A margem Ebitda (lucro antes de impostos e amortizações) da Positivo atingiu 12,5%, uma queda de 3,8 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre do ano passado. “A companhia reportou um aumento significativo das despesas operacionais, com destaque para as despesas com marketing e frete, fazendo com que seu Ebitda apresentasse um crescimento de apenas 4,6% (na comparação entre os dois períodos 2008/2007), somando R$ 65,6 milhões”, afirma o comunicado da Brascan.

Os analistas também afirmam que, com a alta competitividade do setor, houve redução dos preços médios dos computadores e pressão sobre as margens da companhia. “Para o curto e médio prazo não esperamos uma recuperação de sua rentabilidade. Além da competição acirrada no mercado de computadores, acreditamos que a Positivo internalizará os maiores custos de produção decorrentes da desvalorização do real frente ao dólar a fim de manter um bom volume de vendas", diz a Brascan.

Apesar da avaliação negativa dos resultados, a corretora lembra que as ações da empresa já foram muito penalizadas nos últimos meses. Para a Brascan, o preço-justo das ações ordinárias (POSI3) é de 18,50 reais. Às 15h40, os papéis registravam queda de 4,85%, para 5,50 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame