Exame Logo

Renault, Nissan e GM encerram negociações sobre aliança

De acordo com comunicados das companhias, faltou entendimento sobre a implementação e a distribuição das sinergias

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Renault, Nissan e General Motors (GM) anunciaram, nesta quarta-feira (4/10), que estão encerradas as negociações que poderiam levar a uma parceria tríplice entre as montadoras.

"As partes reconhecem que sinergias significativas resultariam de uma aliança desse tipo. Entretanto, as três empresas não chegaram a um acordo sobre o montante total dessas sinergias nem sobre a repartição dos lucros entre os parceiros", declara nota da Renault.

Segundo o comunicado, a GM exigia compensações financeiras para formar a parceria, alegando que a aliança a impediria de se associar a outras montadoras. "A Renault e a Nissan consideram que esse princípio de compensação é contrário ao espírito de toda aliança de sucesso", declarou a Renault.

Veja também

De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, os presidente da Nissan e da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, e o presidente da GM, Rick Wagoner, concordaram que os dois lados tinham idéias muitos diferentes sobre o potencial acordo e decidiram interromper as negociações, conduzidas há cerca de dois meses.

A GM também comentou o rompimento das conversas em comunicado. "As partes reconheceram mutuamente que sinergias significativas devem resultar da aliança. No entanto, as partes não concordam nem com o volume total de sinergias nem com a distribuição dos benefícios", disse a montadora.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame