Exame Logo

Randon comemora primeiro bilhão e liderança no segmento

A Randon Participações, de Caxias do Sul, na serra gaúcha, divulgou ontem um dos melhores balanços de sua história. Dona de sete empresas, a Randon está entre as cinco maiores fabricantes mundiais de implementos rodoviários. Em 2002, a empresa faturou 1,08 bilhão de reais, 20% mais que em 2001, e teve lucro líquido de 13,7 […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Randon Participações, de Caxias do Sul, na serra gaúcha, divulgou ontem um dos melhores balanços de sua história. Dona de sete empresas, a Randon está entre as cinco maiores fabricantes mundiais de implementos rodoviários. Em 2002, a empresa faturou 1,08 bilhão de reais, 20% mais que em 2001, e teve lucro líquido de 13,7 milhões de reais. Todas as empresas do grupo obtiveram resultados positivos. Para 2003, a meta é crescer entre 10% e 20%. A agricultura, que afeta muito nosso negócio, deve repetir os bons resultados de 2002 , diz Alexandre Randon, vice-presidente executivo do grupo gaúcho.

No Brasil, a Randon detém 46% do mercado de reboques e semi-reboques. No segmento dos veículos fora-de-estrada, a participação é de 47% e, no de freios a ar para veículos comerciais, a sua marca Master tem 53% do mercado. A Fras-Le, empresa do grupo que fabrica lonas de freio, fornece para 100% das montadoras. A Randon atua ainda no ramo de componentes para acoplamento e articulações em tratores e veículos rebocados, por meio de uma joint-venture com a alemã Jost.

Veja também

Outra empresa líder do grupo gaúcho é a Suspensys, com mais de 50% do mercado de suspensões em reboques e semi-reboques. No ano passado, a Randon firmou uma joint-venture com a americana Arvin Meritor na Suspensys. Juntas, as duas empresas anunciaram a inauguração, em maio, de mais uma fábrica de sistemas automotivos. O investimento na unidade é de 50 milhões de reais. Para a nova fábrica, a Meritor está transferindo equipamentos de unidades desativadas pela empresa nos Estados Unidos e na Inglaterra. Contratos no valor de 250 milhões de dólares previstos para cinco anos também fazem parte do acordo e ajudarão a empresa de Caxias a elevar suas exportações de 50,2 milhões de dólares em 2002 para 72 milhões de dólares este ano. Em no máximo quatro anos, a Suspensys deve passar dos atuais 480 funcionários para 800 , diz Astor Schmitt, diretor corporativo da Randon Participações.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame