Exame Logo

Projeto da Câmara Britânica dará apoio para exportação de pequenas e médias

uma ONG inglesa que tem como missão estimular o entendimento entre o Reino Unido e a América Latina. A Canning vai oferecer às empresas brasileiras uma série de serviços que vão desde uma simples análise do potencial e tamanho de mercado para um produto, passando por indicações e descrição de possíveis compradores, a organização de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

uma ONG inglesa que tem como missão estimular o entendimento entre o Reino Unido e a América Latina.

A Canning vai oferecer às empresas brasileiras uma série de serviços que vão desde uma simples análise do potencial e tamanho de mercado para um produto, passando por indicações e descrição de possíveis compradores, a organização de encontros de negócios com clientes, agentes e distribuidores em potencial. Segundo Christian Finkelstein, executivo da Canning House no Reino Unido, o preço mínimo da contratação do trabalho de consultoria da ONG é de cerca de 1 000 dólares.

Veja também

No ano passado, as exportações do Brasil para os países do Reino Unido -- Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - renderam ao Brasil pouco menos de 2 bilhões de dólares e a Britcham afirma que há espaço para aumentar essa cifra. Segundo Finkelstein, da Canning, entre os produtos que poderiam interessar o mercado consumidor do Reino Unido estão frutas tropicais, móveis, guaraná, moda para praia e frutos do mar.

Para Finkelsteinm, a imagem do Brasil no Reino Unido e o câmbio atual favorecem as exportações, mas é preciso mais do que isso. "Estamos falando de um mercado extremamente competitivo e sofisticado", diz ele. "Por isso, é preciso ter muita informação para aproveitar as oportunidades". Ele citou a cachaça, que embora já esteja presente nos cardápios dos bares do Reino Unido, ainda não está nas gôndolas dos supermercados. "Em termos de volume, o consumo de bebidas alcoólicas no Reino Unidos cresceu 2,5% em 2002 e atingiu mais de 230 milhões de litros", afirma ele. "Mas é preciso ter estratégias diferenciadas para atrair a atenção dos consumidores".

Além de intermediar os contatos dos exportadores com a Canning, a Britcham também promoverá uma missão comercial de empresas brasileiras ao Reino Unidos em março de 2004 e criará uma vitrine virtual de produtos brasileiros para o site da entidade.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame