Por dentro da sede da Pandurata, dona da Bauducco
Exame.com visitou a sede da Pandurata, em Guarulhos, e mostra toda a estrutura do local que conta, inclusive, com uma fábrica piloto
Luísa Melo
Publicado em 31 de outubro de 2014 às 13h49.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h59.
São Paulo - Com produtos presentes na mesa de grande parte dos brasileiros, a Bauducco pertence à Pandurata. A empresa é dona ainda das marcas de alimentos Visconti e Tommy e detém ainda 49% da norte-americana Hershey desde 2008, após a criação de uma joint venture. O grupo fabrica mais de 20 tipos de produtos diferentes e é o maior produtor de panetones do mundo e a maior indústria de forneados do país. Juntas, suas fábricas têm capacidade para produzir mais de 200 mil toneladas de alimentos por ano. A marca Bauducco é líder absoluta deste mercado com 47% de participação, Visconti soma 7% e Tommy, 8%. EXAME.com vistou a sede da companhia, em Guarulhos (SP), e mostra como tudo fuciona por lá. Confira nas fotos:
O prédio da Pandurata, em Guarulhos, ocupa uma área de 11.000 metros quadrados, distribuídos entre 3 andares e um mezanino. Por ser toda envidraçada, a construção possibilita a economia de energia elétrica.
A nova sede foi inaugurada em 2011. A empresa, que tem 69 anos, nasceu no mesmo bairro, em Guarulhos, onde ainda há uma fábrica. O local fica entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra para facilitar a distribuição dos produtos. O edifício foi planejado exclusivamente para a Pandurata com objetivo de se parecer mais com uma residência do que com um escritório. Por isso, o ambiente do local é bastante espaçoso.
Ao todo, a empresa possui 4.891 funcionários, sendo que 315 trabalham na sede administrativa, 1.063 nas regionais de vendas e 3.513 nas cinco fábricas.
O ambiente é aberto e nem os diretores de áreas têm salas. Até mesmo as mesas de reuniões são compartilhadas. "A ideia é facilitar a interação de todos os níveis funcionais. O que tem para um aqui, tem para todos. A hierarquia é quebrada o tempo todo", diz Sergio Martin, diretor de RH da companhia.
Apenas os donos da empresa possuem um andar exclusivo, ainda que eles circulem pelos outros espaços o tempo todo. Lá, há um restaurante especial, onde eles recebem parceiros (foto).
Na sede, há uma planta piloto onde são desenvolvidos novos produtos, feitos testes e pesquisas. Tudo que é produzido nas fábricas e chega ao consumidor é criado primeiro nessa pequena unidade.
A cada dois anos, uma unidade móvel do Senai é convidada a ir até essa planta piloto para ensinar a todos os funcionários da empresa os princípios da panificação. Nas fábricas, o tradicional panetone já começou a ser produzido em agosto. A expectativa é de sejam feitos 65 milhões para o Natal deste ano.
Antes de chegarem as prateleiras dos supermercados, os produtos da Pandurata são expostos em gôndolas de teste espalhadas por sua sede.
No estacionamento da sede da Pandurata, há espaço para os carros de todos os funcionários. A distribuição entre as vagas cobertas e descobertas é feita por ordem de chegada.
A limpeza da Pandurata não é terceirizada e é feita constantemente. Na foto, um funcionário, ao fundo, faz a manutenção da área externa do restaurante da presidência.
Por conta do ambiente aberto, há várias salas de reunião na empresa. Elas são 16, no total, e foram batizadas com os nomes de produtos fabricados pela companhia. Para utilizá-las, basta marcar um horário nas planilhas que ficam afixadas nas portas de cada uma.
Todos os dias, no restaurante, além do almoço, é servido um café da manhã gratuito aos funcionários. Ele conta com dois tipos de pães diferentes, café, chá e produtos da companhia. Quando a empresa lança alguma novidade, os alimentos são oferecidos aos funcionários no café ou na sobremesa. No fim do mês, os aniversários da equipe são comemorados.
Pelas paredes da empresa, é possível conhecer um pouco sobre a sua história e trajetória dos fundadores.
Os valores e missão da Pandurata também estão expostos pelos corredores.
Em cada um dos andares, há pontos de café para que os funcionários se encontrem e se movimentem durante o expediente. Todos os avisos da companhia são dados nos quadros eletrônicos afixados nesses espaços, para diminuir uso de papel.
No prédio da Pandurata, há também um heliponto, que serve de suporte para autoridades e empresários que visitam toda a cidade de Guarulhos e não só a empresa.
Na área externa da sede, há uma árvore Pandurata, que dá nome à empresa.