Invest

PicPay compra Guiabolso de olho no open banking e em marketplace

Fintech absorve a operação do Guiabolso, que tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido; 'seremos protagonistas', diz CEO do PicPay

Picpay: aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas em breve haverá novas funcionalidades e sinergias (Rogério Cassimiro/Divulgação)

Picpay: aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas em breve haverá novas funcionalidades e sinergias (Rogério Cassimiro/Divulgação)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 23 de julho de 2021 às 10h54.

Última atualização em 23 de julho de 2021 às 13h34.

O PicPay, empresa de tecnologia e plataforma de pagamentos, anunciou a compra da fintech Guiabolso.

Com a aquisição, há a absorção totalmente da operação do Guiabolso, que tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma.

Em nota, o CEO do PicPay, José Antonio Batista, afirmou que a compra posiciona a empresa para entrar no cenário do open banking. “A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do open banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, explica.

Mesmo antes do open banking, cuja primeira das quatro etapas já entrou em vigor e que deve ser implementado totalmente em setembro de 2022, o Guiabolso já tinha a proposta de oferecer melhores opções de crédito para as pessoas com base em dados compartilhados. Hoje, o PicPay tem 55 milhões de usuários cadastrados.

Com a operação, o PicPay também passa a ser detentor de toda essa expertise tecnológica, de inteligência de dados e de execução do open banking. Além disso, o Guiabolso conta com um marketplace financeiro consolidado, com mais de dez parceiros e nomes como Creditas, BV, Digio, Icatu e Órama.

Neste momento, segundo o comunicado das empresas, nada muda para os usuários do PicPay e do Guiabolso. Os aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas em breve haverá novas funcionalidades e sinergias, o que deve melhorar a experiência para os clientes de ambos.

O Guiabolso tem 200 funcionários (a maioria com atuação em tecnologia e dados), e todo time da fintech será integrado ao cerca de 3 mil colaboradores do PicPay.

“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, conta Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, e que se juntará ao time do PicPay como diretor responsável por open banking.

 

Acompanhe tudo sobre:meios-de-pagamentoopen-bankingPicPay

Mais de Invest

Méliuz vira sócia de startup mineira para deixar o cliente cada vez mais fiél

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Magazine Luiza (MGLU3) cai à mínima do ano em dia de AGO sobre grupamento de ações

Precavida Brasil quer expandir atuação no mercado nacional de precatórios

Mais na Exame