Exame Logo

Petrobras assume administração da TermoRio

A Petrobras assumiu na noite de ontem (15.16) o controle administrativo da usina termelétrica TermoRio. Com a posse da nova diretoria, a Petrobras dá início aos programa de saneamento financeiro da usina sediada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A TermoRio tinha como sócios a Petrobras (43%), a PRS Energia (7%) e a […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Petrobras assumiu na noite de ontem (15.16) o controle administrativo da usina termelétrica TermoRio. Com a posse da nova diretoria, a Petrobras dá início aos programa de saneamento financeiro da usina sediada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

A TermoRio tinha como sócios a Petrobras (43%), a PRS Energia (7%) e a NRG (50%). A composição acionária foi modificada com a aquisição da participação da PRS pela Petrobras - um exercício de opção acordado entre o sócios - por 19 milhões de dólares.

Veja também

Para concluir o processo de saneamento da TermoRio, ainda resta adquirir a participação de 50% da NRG, que deixou de efetuar aportes de contribuições na sociedade em abril de 2002, segundo comunicado da Petrobras. O orçamento atual do projeto da termoRio é de 715 milhões de dólares. deste total, de acordo com a Petrobras, os sócios já aportaram 534,2 milhões.

Entretanto, o aporte de recursos não vinha respeitando a distribuição da participação acionária. A Petrobras já alocou 457,3 milhões de dólares - ou 85,6% dos investimentos realizados - contra 63,7 milhões pela NRG, e 13,2 milhões pela PRS, representando respectivamente 11,9%, e 2,5%.

Arbitragem

A NRG e a Petrobras encontram-se em processo de arbitragem para definir suas participações acionárias na usina. A conclusão deverá ocorrer até o final de janeiro do próximo ano, de acordo com o comunicado da Petrobras.

Embora com ônus resultante dos termos do acordo de acionistas, ao assumir a totalidade do controle acionário da TermoRio, a Petrobras afirma que se livrará da obrigação ainda mais custosa de pagar pela capacidade disponibilizada, independentemente da energia elétrica que viesse a ser gerada.

A usina termoelétrica TermoRio localiza-se ao lado da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) e será a maior usina termelétrica a gás natural do Brasil e também na América do Sul. A usina será composta de seis turbinas a gás natural e três turbinas a vapor, com capacidade total de 1.040 MW, podendo ainda abastecer a Reduc com até 400 toneladas de vapor por hora.

O fornecimento de equipamentos e montagem eletromecânica está a cargo da Alstom e encontra-se em fase final de instalação. Nesta fase de construção estão sendo gerados maisde 1.500 empregos diretos.

A partir de 1º de março do próximo ano está previsto o início do comissionamento, com a operação comercial iniciando-se em 1ºde junho com uma capacidade de 384MW. A capacidade total deverá estar instalada até março de 2005.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame