Exame Logo

Patrick Larragoiti deixará presidência da SulAmérica em 2010

O executivo pretende permanecer no conselho de administração do grupo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

O presidente da SulAmérica, Patrick de Larragoiti, comunicou nesta sexta-feira (04/12) que vai deixar a presidência da seguradora em 2010 e se dedicar apenas ao conselho de administração. O substituto será identificado através de um processo seletivo feito por uma consultoria.

"Esta é uma decisão importante e madura, que tomo com muita tranquilidade e confiança na solidez da SulAmérica e em sua capacidade de continuar essa trajetória de sucesso. Tenho a convicção de que a empresa dispõe hoje de todas as condições para aproveitar da melhor forma o momento de franca expansão que estamos testemunhando na indústria de seguros", afirmou Larragoiti em comunicado.

Veja também

O empresário é membro da quinta geração da família fundadora do grupo SulAmérica e iniciou sua carreira na empresa em 1987, dirigindo diversas áreas do grupo até assumir efetivamente o comando das operações em 2005.

De acordo com o comunicado da SulAmérica, o executivo liderou uma "impressionante" transformação, revigorando o perfil da empresa centenária.

"Sua gestão priorizou a rentabilidade, eficiência nas operações e agilidade nos negócios, levando a empresa a superar seus recordes operacionais e de vendas, com lucros sucessivamente maiores", afirmou a SulAmérica, em nota.

Sob a gestão de Larragoiti, a empresa emitiu 200 milhões de dólares em eurobonds (títulos de dívida denominados em uma moeda diferente daquela do país ou mercado em que são emitidos), sendo a primeira operação deste tipo feita por uma empresa seguradora latino-americana. Depois disso, em outubro de 2007, Larragoiti comandou uma bem sucedida operação de lançamento de ações, captando 775 milhões, integralmente investidos na empresa.

Na avaliação da Fator corretora, a mudança não representa qualquer ruptura na gestão ou estratégia da empresa. Pelo contrário, segundo os analistas, a separação entre os cargos de presidente executivo e presidente do conselho de administração é positiva sob o aspecto de governança corporativa.

Para a Fator, a transição acontece em um momento oportuno para companhia, devido aos importantes acontecimentos coordenados por Larragoiti. Além dos eurobonds e da abertura de capital, a seguradora se associação ao grupo holandês ING e aumentou seu desempenho operacional sob o comando do executivo.

O preço-alvo para a companhia está em revisão pela Fator e deve ser divulgado nas próximas semanas. Dessa forma, a corretora manteve a recomendação de "manutenção" para as units (certificado de ações composto por ações ordinárias e ações preferenciais) da SulAmérica, com preço-alvo de 40,50 reais para junho de 2010.

Distanciando-se aos poucos das operações do dia-a-dia da SulAmérica, o executivo espera poder aproveitar melhor sua participação em organismos internacionais de seguros e previdência e trazer para o mercado brasileiro o que entende serem as tendências mais atuais nesses negócios. Atualmente, ele é vice-presidente da Confederação Nacional de Seguros; presidente do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar (IESS), uma organização voltada ao estudo do mercado privado de saúde; e membro do Conselho da Associação de Genebra, em torno da qual se reúnem líderes das principais empresas seguradoras de todo o mundo para discutir os temas que dominarão a indústria nos próximos anos.

Às 13h45, os papéis da SulAmérica estavam disparando 7,28%, para 51,29 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame