Negócios

O que é sucesso?

Diversidade cultural

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Se há algo em comum entre os principais executivos de todas as companhias do mundo é que eles buscam o sucesso. Nem sempre, porém, é o mesmo sucesso -- como mostra uma pesquisa feita com 1 814 executivos de vários países, coordenada pelo holandês Geert Hofstede, um dos maiores especialistas mundiais em diversidade cultural. "A pesquisa é importante porque os valores direcionam as ações dos executivos", diz Betania Tanure de Barros, professora e consultora da Fundação Dom Cabral, responsável pela parte brasileira do estudo.

No caso do Brasil, os mais fortes indicadores de sucesso são posição de poder, interesses familiares atendidos e crescimento da empresa (mais importante que a continuidade). Para efeito de comparação, os dados da pesquisa foram tratados estatisticamente, gerando uma escala de importância que vai de -2 a 2. Crescimento nos negócios, por exemplo, é um quesito que tem importância 0,87 para os americanos, 0,25 para os brasileiros e -1,71 para os alemães. Responsabilidade com os empregados tem importância -0,43 nos Estados Unidos e -0,93 no Brasil. Riqueza pessoal, no Brasil, aparece com 1,73, mais valorizada que nos Estados Unidos (0,71) e muito mais que na Alemanha (-0,97). Outro quesito, interesses familiares atendidos, tem importância 1,50 no Brasil, mas -0,75 na Alemanha e -0,94 nos Estados Unidos.

Para que serve esse estudo? "Primeiro, para compreender que sociedades diferentes buscam coisas diferentes", diz Betania. "Também para saber gerenciar executivos no exterior e melhorar as relações com fornecedores ou clientes estrangeiros." Veja alguns dos grupos de sucesso:

1. Estados Unidos: executivo de resultados. Os indicadores mais fortes de sucesso são crescimento de negócios, lucros, riqueza pessoal e poder.

2. Nova Zelândia e Grã-Bretanha: gerente. Os indicadores são lucros, continuidade e crescimento do negócio. Em seguida, manter-se dentro da lei.

3. India, Jamaica e Bahamas: gerente familiar. Lucros do ano, continuidade do negócio e patriotismo. Importância dada ao bem-estar da família.

4. França, Brasil e Hungria: empreendedor familiar. Crescimento e continuidade dos negócios, com grande importância atribuída ao poder, aos interesses familiares e ao gosto pelo risco.

5. Alemanha e Holanda: fundador. O sucesso está vinculado ao papel social do negócio. Também são importantes a inovação e a continuidade, bem mais que o crescimento.

6. China: mandarim. Respeito à ética, responsabilidade social, patriotismo, reputação e honra.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Esta fintech chamou atenção do CFO do Nubank oferecendo “Pix internacional” para empresas

Com fones de ouvido de trigo, esta empresa de Curitiba planeja faturar R$ 10 milhões

Dia do Empreendedor: a história da lanchonete da Rocinha que hoje emprega mais de 45 pessoas

Dono do New York Sun faz oferta de quase R$ 4 bilhões pelo jornal Telegraph