Negócios

Vale amplia competição com Rio Tinto e BHP na China

Companhias australianas devem divulgar saltos na produção, com a Rio Tinto nesta revelando um aumento de 9 por cento do segundo trimestre


	Extração de minério de ferro: a BHP também deve publicar um ganho sólido de produção em 22 de julho
 (.)

Extração de minério de ferro: a BHP também deve publicar um ganho sólido de produção em 22 de julho (.)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2015 às 08h36.

Sydney - Enquanto a Rio Tinto e a BHP Billiton enviam mais minério de ferro do que nunca para a China, as mineradoras australianas enfrentam a forte disputa da Vale por fatia de mercado, o que ameaça deixar os preços já fracos ainda mais baixos.

As companhias australianas devem divulgar saltos na produção de minério de ferro, com a Rio Tinto nesta quinta-feira revelando um aumento de 9 por cento na produção do segundo trimestre.

A BHP também deve publicar um ganho sólido de produção em 22 de julho, enquanto mineradoras correm para manter as exportações para impulsionar lucros, com preços menores comendo as margens.

Elas enfrentam agora uma competição mais acirrada da Vale, que também está trabalhando mais em suas minas, após a maior produtora mundial ter recebido aprovação para seus navios Valemax descarregarem na China, reduzindo os custos de frete.

Com uma capacidade de 400 mil toneladas cada, os 34 Valemaxes são os maiores navios a granel e têm duas vezes o tamanho de embarcações usadas pela Rio e pela BHP, mas uma proibição de entrada em portos chineses prejudicava fortemente a eficiência desses navios.

"A BHP e a Rio têm procurado elevar os volumes nesse ambiente para maximizar cada tonelada", disse o analista do Morgans Financial, James Wilson.

"Com os navios da Vale ocupando as águas e o preço onde está, ela ficará acelerada no próximo trimestre, com mais minério do que nunca sendo produzido."

Widget Vale - 2014

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBHP BillitonChinaEmpresasEmpresas inglesasMineraçãoRio TintoSiderurgia e metalurgia

Mais de Negócios

Milky Moo: como uma franquia aberta em Goiás virou um negócio de R$ 26 milhões só com milkshakes

Olimpíada corporativa retorna a São Paulo em setembro com o dobro de empresas inscritas

Por que as startups precisam de um programa de compliance?

Do milho aos R$ 20 milhões: ele vendia pamonha na rua e hoje é dono do 'Starbucks do interior'

Mais na Exame