Exame Logo

Mercado brasileiro de e-travel atrai empresa americana

Operadora turística compra reservas de hospedagem em grande número e vende a preços competitivos na web

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Um mercado consumidor de 136,5 milhões de dólares acaba de atrair uma nova companhia americana ao Brasil. O segmento de e-travel (comércio eletrônico de produtos e serviços da área de turismo) no país registrou, neste mês, o ingresso da Cendant, detentora de marcas como Avis, Budget e Galileo. A empresa americana do ramo turístico fechou uma parceria com a agência brasileira Central de Intercâmbio para lançar em língua portuguesa e com parceiros brasileiros o Octopustravel.com.br, um dos maiores portais de viagens do planeta.

Segundo estimativas do instituto EuroMonitor, o segmento de e-travel é um dos que mais crescem. Neste ano, o serviço de reservas de hospedagem pela internet deve movimentar 15,2 bilhões de dólares no mundo. Há três anos, o volume era 6,3 bilhões.

Veja também

No Brasil

Evandro Audi, diretor-geral do portal, diz que a expectativa é que a operação brasileira consiga atender 50% do mercado de reservas de hotéis via internet em até seis meses. Levando em consideração o montante movimentado pelo setor, o objetivo da companhia neste período é movimentar cerca de 68 milhões de dólares por ano. "Inicialmente, vamos trabalhar com os destinos no exterior, onde temos mais de 20 000 hotéis afiliados em 3 300 cidades de 112 países", diz Audi. Hoje, há 100 hotéis brasileiros já afiliados ao portal. "Em seis meses, deveremos ter 500 opções de hospedagem no Brasil".

Diferente das agências de turismo, que trabalham com comissões, a Octopustravel optou por uma forma diferente de remuneração. A operadora compra com antecedência e em grande quantidade reservas nos estabelecimentos afiliados. "Não se trata de uma parceria, uma vez que nós compramos o direito de usar os apartamentos no período combinado. Como temos um poder de barganha devido à quantidade e à antecedência, sempre conseguimos bons preços", diz Audi.

Com isso, o consumidor final faz a compra no site da Octo de uma reserva já paga. "Emitimos o voucher na hora, basta o usuário imprimir direto do seu computador", diz Audi. O hotel é comunicado via internet sobre a chegada dos hóspedes. "Com isso, garantimos que o nosso cliente não terá problemas de chegar ao hotel e não ter vaga, afinal, já está tudo pago de antemão", diz Audi. Trata-se de uma operação que envolve risco, pois se a Octo não conseguir vender, terá de amargar o prejuízo. O portal repassa comissões para sites na internet que, por contratos de parcerias, divulgam os serviços da Octo.

Além de hotéis, a empresa revela que em breve será possível alugar carros, fazer seguros e comprar bilhetes de trens. O sistema de compras será o mesmo. Além dos preços competitivos, o consumidor terá acesso a mapas, conversores de moedas, previsão do tempo, datas festivas e eventos que estejam ocorrendo na região visitada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame