Exame Logo

Mabe investe US$ 70 milhões na ampliação das operações no Brasil

Companhia mexicana, que detém os direitos de produção de eletrodomésticos com a marca GE e Dako, esperar elevar em 30% o faturamento no país

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Mabe conclui, nos próximos meses, um investimentos de 70 milhões de dólares para ampliar a operação no Brasil. Detentora dos direitos de produção de eletrodomésticos com a marca GE e proprietária da Dako, a companhia mexicana planeja lançar, nos próximos meses, uma nova linha de refrigeradores e máquinas de lavar no país com a marca GE, voltada para o público de alto padrão. (Se você é assinante de EXAME, leia reportagem sobre a Multibrás, um dos concorrentes da Mabe .)

O investimento começou a ser feito em 2003, restando apenas 10 milhões para desembolso neste ano. Os recursos foram aplicados na fábrica de Itu (SP), que atualmente produz refrigeradores da marca Dako. Com a reestruturação da linha, a unidade passará a fabricar geladeiras da marca GE em abril, além das lavadoras, cuja produção começará nos próximos dias. Com isso, a capacidade instalada passará de das atuais 600 000 unidades por ano para 1,2 milhão de unidades.

Veja também

A empresa também planeja investir outros 15 milhões de dólares na modernização da unidade de Campinas, especializada na produção de fogões. O objetivo é prepará-la para o lançamento de novos produtos das marcas Dako e GE. A unidade tem capacidade para fabricar 3 milhões de fogões por ano. De acordo com Victor Carelli, presidente da Mabe no Brasil, esse volume não será expandido no curto prazo.

Participação

A Mabe faturou, em 2004, 855 milhões de reais no Brasil. A cifra é 31% maior que os 650 milhões registrados em 2003 e também apontam para uma expansão acima da média do mercado. No ano passado, o mercado de eletrodomésticos cresceu 20%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). A produção física da Mabe, porém, avançou em um ritmo menor (13%), somando 2,5 milhões de unidades fabricadas.

O desempenho das operações no Brasil também ficaram acima da média do grupo. A Mabe possui 13 fábricas espalhadas pela América e faturou 1,934 bilhão de dólares no ano passado um incremento de 17% sobre 2003. O volume produzido também subiu 16%, para 10,139 milhões de unidades.

De acordo com Carelli, a empresa detém 32% do mercado brasileiro de fogões e 11% do de refrigeradores, o que lhe confere 17% do mercado total de produtos de linha branca. Com os investimentos realizados e o lançamento da nova linha de refrigeradores e lavadoras da GE, batizada de Imagination, a expectativa é que a participação geral suba para 22% ou 23% em três anos.

Previsões

"Queremos elevar nosso faturamento em 30% no Brasil neste ano", afirma Carelli. A meta está acima das expectativas da Eletros para 2005. A associação espera que o setor de eletrodoméstico avance 6% sobre 2004. Se a previsão for cumprida, as operações brasileiras também terão crescido acima da média do grupo, que projeta uma expansão mundial de 16%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame