Lucro da Volkswagen cai a US$ 3 bi no 3º tri com crise
A maior montadora da Europa reiterou suas metas para aumentar as vendas de veículos, mas teve resultado afetado pela crise europeia
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2012 às 07h00.
Berlim - O lucro antes de impostos da Volkswagen diminuiu em cerca de 20 por cento, após um recuo mais acentuado do mercado automotivo na Europa e custos de uma reformulação tecnológica terem pesado sobre os resultados da montadora alemã.
O lucro operacional caiu para 2,34 bilhões de euros (3,04 bilhões de dólares) no terceiro trimestre ante 2,89 bilhões de euros um ano antes e ligeiramente abaixo da previsão média de analistas de 2,35 bilhões, segundo pesquisa da Reuters.
A maior montadora da Europa reiterou suas metas para aumentar as vendas de veículos e a receita do grupo em 2012 e alcançar o lucro operacional do ano passado, que foi recorde de 11,27 bilhões de euros.
A desaceleração do mercado automotivo europeu reduziu o crescimento das entregas mensais da marca Volkswagen para o menor nível em oito meses em setembro.
"A piora constante da situação eocnômica na Europa ocidental pressionou a indústria automotiva" entre julho e setembro, afirmou a montadora no relatório.
A Volkswagen, que mira superar a Toyota como maior montadora do mundo até 2018, também está sobrecarregada com os custos para implantação de uma nova plataforma para produzir modelos de pequeno e médio portes.