Exame Logo

Klabin busca fidelização de clientes com certificação ambiental

Maior empresa de papel e celulose do país acaba de obter a certificação ambiental da cadeia de produção de papel cartão e kraftliner

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Mais do que dar acesso a mercados exigentes e preços melhores, a certificação ambiental tornou-se parte do negócio de empresas como a Klabin, a maior fabricante de papel e celulose do Brasil. Nesta quinta-feira (18/8), a companhia anunciou a obtenção de uma nova certificação. Dessa vez, foi a linha de produção de papéis para embalagem (do tipo cartão e kraftliner ) na unidade Monte Alegre, no Paraná, que ganhou o certificado do FSC (Forest Stewardship Council). "É uma garantia de que a Klabin só utiliza madeira certificada ou controlada", afirma Miguel Sampol, diretor-geral da companhia.

Sampol é bastante claro. Se a empresa não tivesse iniciado na década passada os esforços para comprovar a sustentabilidade sócio-ambiental o primeiro certificado foi obtido em 1998 a Klabin estaria "getting out of business" (saindo do mercado). O mercado externo, especialmente os países da Europa, exige garantia de origem dos produtos. "Os europeus [que importam 30% de tudo o que a empresa exporta] são realmente muito exigentes nesse aspecto", afirma Sampol. A expectativa é que a certificação fidelize os clientes e contribua para a expansão das vendas.

Veja também

A Klabin planeja aumentar significativamente a participação das exportações em sua receita hoje em 28%. Dentro de 4 ou 5 anos, a empresa quer que 40% do faturamento total venha das vendas externas. A duplicação da capacidade produtiva da unidade Monte Alegre no Paraná, ainda em fase de planejamento, tem como objetivo atender a esse objetivo. O projeto, estimado em 500 milhões de dólares, aumentará dos atuais 320 mil toneladas de papel cartão para 640 mil toneladas e deverá ser aprovado pelo Conselho de Administração no final do ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame