Imprensa recorda vida de Botín e aponta filha como sucessora

A morte do presidente do Santander, Emilio Botín, repercutiu na imprensa europeia, que também especula sobre seu sucessor

A morte do presidente do Grupo Santander, Emilio Botín, repercutiu nesta quarta-feira na imprensa europeia, que destacou a liderança do empresário e especulou quem será seu sucessor.

Em Londres, o jornal econômico "Financial Times" afirmou que sua filha Ana Patricia, atualmente à frente da filial britânica da instituição, "é vista há muito tempo como a principal aspirante a suceder seu pai".

A emissora pública britânica "BBC" disse que se Ana Patricia Botín for nomeada sucessora de seu pai, passará a ser "um dos membros de um clube bastante pequeno, o das mulheres que alcançaram chegar ao lugar mais alto das que desempenham um significativo poder financeiro".

"Em Dublin, a emissora pública irlandesa "RTE" descreveu Botín como "um dos homens mais poderosos da Espanha", capaz de transformar o Santander de uma pequena instituição doméstica" no "banco mais importante da zona do euro".

Em Portugal, todos os jornais nacionais destacaram nas manchetes de suas edições digitais a morte do banqueiro espanhol.

"Morreu Emilio Botín, presidente do Banco Santander", destacou o jornal "Público", assim como o "Jornal de Negócios" e o "Diário de Notícias".

A imprensa francesa se perguntou quem irá substituir Botín na presidência do banco. "Santander: que sucederá Botín?", questiona o influente jornal econômico "Les Echos".

A publicação repassou a vida e a obra do homem que presidiu "o primeiro banco em valor de mercado da Europa" e se perguntou "se o novo dirigente será também um membro da família Botín, verdadeira dinastia das finanças associada ao mercado financeiro desde sua fundação, em 1857".

Segundo o "Les Echos", a grande favorita para assumir o cargo é Ana Botín, de 53 anos. Já o "La Tribune" lembrou aspectos da biografia do banqueiro, como seu casamento com a pianista Patricia O'Shea e sua amizade com o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, que é patrocinado pelo Banco Santander.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.