Exame Logo

Grendene vai disputar consumidor estrangeiro com Havaianas

Novo modelo da sandália Ipanema será vendido em butiques no exterior em 2009

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Até dezembro, a Grendene lança no mercado brasileiro uma sandália concebida com a ajuda do estilista Oskar Metsavaht, dono da grife Osklen. Em 2009, a sandália - sem nome ainda definido, mas batizada internamente como “Ipanema Zero” - chegará a mercados de fora, como Estados Unidos, o que deve gerar uma disputa com a marca Havaianas, da Alpargatas.

Hoje a Ipanema já é vendida em mais de 30 países estrangeiros. Segundo estimativas de mercado, a marca gera uma exportação superior a 25 milhões de pares de sandálias por ano. (A Grendene não divulga oficialmente os dados.) Até hoje, no entanto, a marca não batia de frente com a Havaianas - enquanto a Ipanema está nas gôndolas de lojas tradicionais de calçados, as sandálias da Alpargatas são comercializada em butiques badaladas. A Grendene explorava o nicho de moda com a marca Melissa.

Veja também

Agora, o projeto “Ipanema Zero” transformará as duas companhias em rivais na disputa por atenção dos consumidores estrangeiros “descolados”. O novo modelo da Grendene será vendido nas lojas em que a Melissa já está presente, como Le Bon Marché, na França e Selfridges, no Reino Unido. A sandália também marcará a chegada da Ipanema aos Estados Unidos, onde até hoje não é comercializada por causa de uma disputa - já resolvida - pelo uso da marca no país.

A disputa entre Ipanema e Havaianas se acirra no momento em que a Alpargatas reforça sua distribuição no exterior. Em abril, a companhia criou um escritório próprio de distribuição na Europa, depois de conseguir bons resultados com sua subsidiária nos Estados Unidos. Leia mais sobre a estratégia e os investimentos da Alpargatas para divulgar a Havaianas no exterior na próxima edição de EXAME, que chega às bancas nesta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame