Exame Logo

GM prepara novo modelo em Gravataí para lançar em 2007

Carro não será oferecido para o segmento popular. Protótipo já está sendo apresentado para possíveis compradores, como a China

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A General Motors do Brasil (GM) anunciou que o novo modelo Chevrolet rodará a partir do primeiro semestre de 2007. O novo carro será fabricado na unidade gaúcha de Gravataí. Segundo o vice-presidente da montadora, José Carlos Pinheiro Neto, o veículo não será oferecido na versão popular com motor 1.0, como o Celta. Pinheiro Neto informou ainda que já há um protótipo estático do novo carro, que está sendo apresentado para potenciais compradores, como a China.

O investimento integra os planos da matriz da GM de transformar Gravataí em um pólo exportador. A intenção é elevar de 25% para 30% a parcela de vendas externas no faturamento da empresa. No ano passado, a GM faturou, no Brasil, 1,2 bilhão de dólares. No início deste ano, a subsidiária brasileira foi escolhida para receber um investimento de 240 milhões de dólares, compreendendo a ampliação da unidade de Gravataí para aumentar as exportações e o lançamento de um novo modelo de veículo.

Veja também

O objetivo é elevar a capacidade instalada da fábrica de 120 mil para 200 mil carros por ano. Segundo Pinheiro Neto, não serão construídas novos galpões. O aumento da capacidade será feito por meio da instalação de mais equipamentos, como robôs industriais. "Vamos dobrar a velocidade de produção. Hoje, sai um Celta a cada dois minutos. Depois da duplicação, teremos um carro pronto por minuto", disse o executivo.

Dentro da estratégia de elevar as exportações, a maior parcela da ampliação da fábrica será na unidade de CKD (kits de carros para montagem no exterior). O objetivo é melhorar o acesso a mercados como a China, onde a legislação local exige que montadoras estrangeiras atuem em parceria com fabricantes locais, que se encarregam da montagem do veículo.

Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a GM vendeu 162 397 veículos de passeio no mercado interno entre janeiro e julho. O volume é 8,2% maior que o do mesmo período de 2003. Com isso, a montadora atingiu a liderança no segmento de passeio, à frente da Fiat (156 337 carros vendidos) e da Volkswagen (147 095 carros). Nos sete primeiros meses do ano, o total de veículos de passeio licenciados no Brasil somou 666 476 unidades, um crescimento de 12,3% sobre o ano passado. A produção desses modelos aumentou 13,9%, para 983 987 unidades.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame