Exame Logo

Eucatex investe R$ 130 milhões para construir nova fábrica

Unidade deve entrar em operação até junho de 2009

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Eucatex vai construir uma nova fábrica na cidade paulista de Salto, onde já mantém duas linhas de produção de chapas duras de madeira. Orçada em 130 milhões de reais, a nova unidade vai produzir chapas T-HDF, sigla em inglês para "Thin-High Density Fiberboard", uma placa fina de madeira com alta densidade. O produto é utilizado na fabricação de pisos, portas e painéis de divisórias. Segundo a empresa, 80% do investimento será bancado com recursos próprios.

A planta deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2009, e terá capacidade para fabricar 110 milhões de metros quadrados por ano de chapas finas. Com isso, a capacidade total de produção de chapas finas da Eucatex passará para 180 milhões de metros quadrados. A linha também poderá fabricar chapas do tipo MDF, de média densidade.

Veja também

De acordo com comunicado ao mercado, a nova planta deve elevar em 250 milhões de reais por ano o faturamento bruto da empresa. O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) deve ser reforçado em 90 milhões de reais por ano. Em 2006, a receita bruta da empresa foi de 690,170 milhões de reais. O lucro líquido foi de 28 milhões, ante prejuízo de 99,5 milhões de reais em 2005. No acumulado de janeiro a setembro de 2007, a receita bruta do grupo foi de 562,320 milhões de reais, contra 506,6 milhões no mesmo período do ano retrasado. Os números incluem todas as operações da companhia, que produz também tintas, pisos e outros tipos de chapas de madeira. O ebitda acumulado em nove meses foi de 75,8 milhões de reais, com margem de 16,5%.

O grupo Eucatex pertence à família Maluf. Atualmente, Otavio Maluf, filho mais velho do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, é o presidente do conselho de administração. Já Flávio Maluf, irmão de Otavio, é o presidente executivo da companhia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame