Acompanhe:
seloNegócios

A incorporação de estratégias ESG no mundo dos negócios virou uma tendência difícil de fugir. Por um lado, esse movimento surge como resposta aos desafios globais de emergência climática e desigualdades sociais. Por outro, da demanda de parceiros estratégicos – clientes, colaboradores e investidores – por organizações mais conscientes.

No entanto, nesse processo de adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia das organizações, é comum que erros sejam cometidos. Muitas vezes, as companhias não sabem por onde começar quando o  assunto é ESG e acabam adotando atitudes que deveriam ser evitadas – como a prática de greenwashing, por exemplo.

Não sabe por onde começar quando o tema é ESG? Série gratuita da EXAME ensina executivos a dominar a estratégia que está na boca de 9 em cada 10 CEOs

Abaixo, seis erros comuns dos quais toda empresa que se propõe a ser ESG deve fugir. Confira.

Quer implementar o ESG? Aqui estão seis erros para não cometer

1. Adotar práticas de greenwashing

Fazer alegações falsas sobre práticas ambientais é o maior erro que qualquer companhia pode cometer. Isso faz com que a empresa perca a confiança dos consumidores e investidores. O melhor caminho é investir na transparência e certificar-se que as ações e políticas refletem verdadeiramente o compromisso com práticas sustentáveis.

2. Não promover um ambiente diverso e inclusivo

Não priorizar a diversidade pode resultar na perda de talentos e trazer danos à reputação das companhias. Por isso, é preciso implementar políticas para aumentar a diversidade em todos os cargos da organização, promover workshops e treinamentos sobre o tema para os colaboradores e, principalmente, criar uma cultura na qual a diversidade seja prioridade.

Estreia hoje: série gratuita da EXAME ensina como implementar o ESG na sua empresa; clique aqui para acompanhar

3. Não integrar práticas ESG na estratégia de negócios

O ESG precisa fazer parte do negócio. Do contrário, empresas estão mais suscetíveis a riscos financeiros e reputacionais. É preciso considerar as diretrizes ESG nas decisões de negócios, estabelecer metas de sustentabilidade alinhadas com a estratégia e promover uma cultura organizacional comprometida com a responsabilidade corporativa.

4. Desconsiderar a opinião de stakeholders

Ignorar as necessidades e preocupações de stakeholders – funcionários, clientes, comunidades locais e acionistas – pode gerar tensões com partes interessadas e impacto negativo na reputação da marca. Para evitar maiores complicações, busque incorporar os feedback em decisões estratégicas e estabelecer canais de comunicação abertos com parceiros.

Não fique de fora da tendência do momento: este conteúdo gratuito te ensina a aplicar o ESG para alavancar os resultados do seu negócio! 

5. Fazer uma má gestão dos dados

Cuidar bem dos dados e informações confidenciais também é ESG. Quando essas informações não são protegidas de forma adequada, a empresa pode perder a confiança dos clientes e ter que arcar com multas por violações de privacidade. Para evitar situações como essa, é preciso implementar medidas robustas de segurança cibernética, aderir a regulamentações de privacidade e realizar auditorias de segurança regulares.

6. Ausência de metas e métricas mensuráveis

Adotar metas e definir indicadores é tão importante quanto aplicar o ESG. A ausência dessas métricas pode dificultar a avaliação do impacto das práticas adotadas. Mas lembre-se: as metas precisam ser específicas e alinhadas com a visão, missão e valores da organização. Para isso, os indicadores devem ser mensuráveis, alcançáveis e relevantes.

Este conteúdo gratuito revela quais os indicadores e KPIs indispensáveis para medir o ESG do seu negócio

Torne a sua empresa uma referência em ESG

Pensando nos líderes que buscam colocar em prática as recomendações anteriores, a EXAME desenvolveu a série ESG.

O treinamento vai ao ar entre 4 e 12 de dezembro e acontece de forma virtual e gratuita. É uma oportunidade de ouro para executivos aprenderem, de uma vez por todas, como implementar o ESG em suas empresas. Além disso, a série promete mostrar os indicadores sustentáveis indispensáveis que toda organização deveria ficar de olho.

É a sua chance! Garanta a sua vaga na série gratuita clicando aqui.

Não fique de fora: Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Empresa do varejo esportivo pode disparar 70% na Bolsa
seloOnde Investir

Empresa do varejo esportivo pode disparar 70% na Bolsa

Há 4 horas

Petrobras (PETR4) continua fora de lista de melhores pagadoras de dividendos
seloOnde Investir

Petrobras (PETR4) continua fora de lista de melhores pagadoras de dividendos

Há 5 horas

Bill Gates: o que o ex-diretor da Microsoft pode ensinar sobre o uso da IA em pequenos negócios?
seloNegócios

Bill Gates: o que o ex-diretor da Microsoft pode ensinar sobre o uso da IA em pequenos negócios?

Há 6 horas

Com formato inédito, Faculdade EXAME abre matrículas para MBA em Gestão ESG e Sustentabilidade
seloCarreira

Com formato inédito, Faculdade EXAME abre matrículas para MBA em Gestão ESG e Sustentabilidade

Há 10 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais