Exame Logo

Engarrafadora da Pepsi fatura mais do que o previsto e destaca-se na Bolsa de Nova York

Empresa foi uma das que mais se valorizaram nesta terça-feira, depois de anunciar receita acima das previsões

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A americana Pepsi Bottling Group, engarrafadora do refrigerante de mesmo nome, tem revelado ser, além de subsidiária importante da fabricante de bebidas Pepsi, uma considerável fonte de lucros para a grupo. Nesta terça-feira (02/10), ao divulgar resultados do terceiro trimestre, a empresa anunciou um aumento de 25% no lucro líquido dos últimos três meses, que passou de 207 milhões de dólares para 260 milhões, como informa o jornal britânico Financial Times.

O anúncio levou as ações do Pepsi Bottling Group a obter uma das maiores valorizações do dia, na Bolsa de Nova York - o preço dos papéis subiu 2,4% na abertura do pregão desta terça-feira e puxou para cima o S&P 500, índice que mede a valorização de 500 empresas de capital aberto.

Veja também

Esse bom desempenho também representou bons resultados na comparação dos últimos 12 meses com o período anterior. O faturamento pulou de 3,46 bilhões de dólares, no período terminado em setembro de 2006, para 3,73 bilhões, no prazo encerrado em setembro de 2007. O avanço superou a previsão do mercado, de que o índice ficaria em 3,69 bilhões.

Uma das causas da boa performance foi o repasse motivado pelo aumento de preço de matérias-primas como adoçantes e concentrados. A elevação de custo no preço final não só igualou como superou um pouco o encarecimento da produção, e, como foi bem aceita pelos consumidores, acabou revertendo-se em lucro.

Colaborou, ainda, a desvalorização do dólar diante de outras moedas, ponto positivo para o balanço de um grupo onde todas as suas áreas têm forte atuação no exterior. Nesta mesma terça-feira, por exemplo, a Pepsico, divisão alimentícia da Pepsi, anunciou a compra da fabricante brasileira de salgadinhos Lucky, dona das marcas Torcida e Fofura, como forma de expandir os negócios no Brasil ( saiba mais sobre a aquisição ).

Entre as boas notícias para a empresa, porém, os próprios executivos da Pepsi Bottling Group anunciaram uma de sinal contrário. A companhia deve gastar de 20 a 30 milhões de dólares, no quarto semestre de 2007, com um processo de reestruturação na oferta de máquinas de venda. A reorganização deve durar até o segundo semestre de 2008 e exigirá gastos totais de 40 a 50 milhões de dólares, medida que reduzirá o lucro da empresa, nos próximos meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame