Exame Logo

Empresário de SC inventa e exporta cadeira de dentista anti-stress

Ir ao dentista ficou menos penoso graças a uma invenção do empresário César Augusto Olsen. Dono da Olsen Indústria de Equipamentos Odontomédicos, sediada em Palhoça (SC), ele criou e patenteou a primeira cadeira anti-stress do mundo, que vem equipada com comando de voz e monitor cardíaco para pacientes com mais de 40 anos. Surgida em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Ir ao dentista ficou menos penoso graças a uma invenção do empresário César Augusto Olsen. Dono da Olsen Indústria de Equipamentos Odontomédicos, sediada em Palhoça (SC), ele criou e patenteou a primeira cadeira anti-stress do mundo, que vem equipada com comando de voz e monitor cardíaco para pacientes com mais de 40 anos. Surgida em 2001, a novidade está sendo exportada para 15 países entre eles Rússia, Canadá e México. Muito por causa da inovação, a Olsen se transformou na terceira maior empresa do setor na América Latina, com uma produção anual de 4 300 conjuntos. Este ano, ela deve faturar 20 milhões de reais.

Na cadeira anti-stress, o paciente é massageado por seis pontos no estofamento enquanto obtura um dente. Por comando de voz, o dentista pode acionar todos os mecanismos, como posição do encosto, água, compressor e refletor. O produto diminui o receio do paciente pelo consultório e é um diferencial importantíssimo para a nossa empresa , afirma Olsen. A garantia pós-venda também é única no mercado: mil dias. Com 165 funcionários, a fábrica catarinense produz hoje numa área de 8 000 metros quadrados. O portfólio inclui 25 tipos de conjuntos médicos e odontológicos que são exportados para pelo menos 55 países. Até o final de 2003, a Olsen quer dobrar o faturamento, aumentando o índice de exportação de 50% para 70%.

Veja também

Torneiro mecânico formado pelo Senai em 1976, César Olsen poderia ter seguido a onda do sindicalismo no conturbado Brasil da época, como o presidente recém-eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Preferiu ficar ao lado dos patrões e se deu bem. Tive a sorte de não aprender numa universidade como os meus concorrentes. Hoje, dou aula de competência , diz. A Olsen nasceu em 1978 como uma empresa de manutenção de equipamentos odontomédicos. Viajava o Brasil em uma Kombi para economizar e comprar minha primeira máquina , afirma Olsen, que hoje se hospeda nos melhores hotéis do mundo. Sobre o futuro do negócio, ele responde de bate-pronto: Cada pessoa tem 32 dentes para tratar. Sempre vai haver mercado , afirma.

A empresa coleciona prêmios. Além de certificar-se com a ISO 9001, a Olsen foi agraciada duas vezes com o CNI Gestão do Design; tem um prêmio Dieter Schmidt de Exportação; dois prêmios CNI - Talento Brasileiro; um prêmio Internacional de Integração do Mercosul recebido em Buenos Aires e foi o Destaque de Comércio Exterior 2001, no quesito "Conquista de Mercado", concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame