Negócios

Empresa de Carlos Slim recebe multa de US$ 1 bi

America Móvil é acusada de monopolizar mercado de telefônia no México

Carlos Slim, da América Móvil: 1 bilhão de dólares mais pobre por causa de monopólio (Getty Images)

Carlos Slim, da América Móvil: 1 bilhão de dólares mais pobre por causa de monopólio (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2011 às 20h09.

MÉXICO (AFP) - A gigante da telefonia America Móvil, do magnata mexicano Carlos Slim, considerado o homem mais rico do mundo, foi multada em 1,016 bilhão de dólares pelas autoridades mexicanas, por "suposta prática de monopólio", informou nesta sexta-feira a empresa.

A Comissão Federal de Concorrência impôs à América Móvil "uma multa de 11.989 bilhões de pesos (1,016 bilhão de dólares) por suposta prática de monopólio envolvendo o mercado de telefones celulares", destaca um comunicado entregue à Bolsa mexicana.

Esta foi a maior multa já aplicada pelo órgão regulador desde sua criação, em 1993, segundo o site do jornal mexicano Reforma.

América Móvil e sua subsidiária Telcel estão analisando a decisão "visando interpor todos e cada um dos meios de defesa a seu alcance", assinala o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresáriosAmérica MóvilEmpresas mexicanasClaroCarlos SlimTelmexCompetição

Mais de Negócios

Startup de antecipação de recebíveis já movimentou R$ 200 bilhões e mira expansão nos EUA

Gigante de R$ 5,6 bi, Rodobens fecha com o Mirassol de olho num mercado de R$ 600 milhões

Como uma startup virou a guardiã dos arquivos da CBF — e quer desafiar gigantes de fotografia

Assaí terá postos de combustível: 'Talvez consigamos entregar energia mais barata', diz CEO