Negócios

Embraer também fornece aviões para o exército americano

Pela primeira vez na história, uma empresa vende aviões para uso militar nos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Pela primeira vez na história, uma empresa brasileira fechou um contrato para vender aviões de uso militar aos Estados Unidos. No início de agosto, a Embraer, junto a um grupo de empresas liderado pela Lockheed Martin, anunciou que fornecerá o avião-radar ERJ 145 para o exército americano. Os aviões serão utilizados para vigilância de campos de batalha, denominado Aerial Common Sensor (ACS)

O contrato inicial totaliza o valor de 879 milhões de dólares. Junto às outras empresas, a Embraer entregará cinco sistemas aerotransportados de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconaissance ISR) certificados e prontos para cumprimento de sua missão, com previsão de início de testes em 2006. É o mesmo equipamento utilizado no Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

De acordo com a Embraer, o contrato poderá ser prolongado por até 20 anos. A expectativa é que os novos negócios cheguem a um total de 7 bilhões de dólares. No mercado, calcula-se o fornecimento de até 40 aeronaves.

Avião ERJ 145

A plataforma dos aviões ERJ 145 também tem sido utilizada para aumentar a presença da Embraer em outros segmentos, como os mercados da aviação corporativa e de defesa. As aeronaves Legacy da Embraer, nas versões Executive e Shuttle, são derivadas da plataforma ERJ 135, ao passo que produtos de defesa, a exemplo do EMB 145, também são baseados na testada plataforma do ERJ 145.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Cacau Show, Chilli Beans e mais: 10 franquias no modelo de contêiner a partir de R$ 30 mil

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Mais na Exame