Embraer fecha venda de 7 aeronaves a aérea jordaniana
Cada unidade do Embraer 195 custa 35 milhões de dólares, mas valor total da negociação não foi divulgado
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) anunciou nesta quarta-feira (22/03) a venda de sete aeronaves do modelo 195 para a aérea jordaniana Royal Jordanian Airlines, sediada em Amã. O valor da negociação não foi divulgado, mas a Embraer informou que o preço de cada unidade gira em torno de 35 milhões de dólares.
Com a operação, os aviões 195 da Embraer entrarão pela primeira vez em rotas do Oriente Médio. A jordaniana também pretende incluir os modelos brasileiros em rotas comerciais na África e na Europa. Com entrega prevista para começar a partir do quarto trimestre de 2006, as aeronaves acomodarão até 100 passageiros, distribuídos em duas classes.
Em comunicado à imprensa, o vice-presidente executivo para o mercado de aviação comercial da Embraer, Frederico Fleury Curado, comemorou o negócio: "Levando em conta que a Royal Jordanian conduziu minuciosas avaliações técnicas e operacionais de aeronaves de vários modelos, a escolha do Embraer 195 se torna ainda mais satisfatória e motivo de honra para a Embraer". No mesmo informe, o presidente da Royal Jordanian, Samer Majali, ressaltou a importância da incorporação dos modelos brasileiros à frota da aérea. "Os aviões Embraer 195 de nova geração darão à Royal Jordanian genuína capacidade para desenvolver a cidade de Amã como o principal centro de transporte aéreo da região. Os aviões ajudarão a Royal Jordanian a incrementar freqüências e entrar em novas rotas ao menor custo possível", afirmou.
O modelo 195 faz parte da família Embraer 170/190 - composta ainda pelos Embraer 170, Embraer 175 e Embraer 190 -, que contava com 440 pedidos firmes e 362 opções até o fim de dezembro. Da linha, apenas o 195 ainda não recebeu certificação, prevista para meados de 2006. No fim do ano passado, a Embraer contava com 118 aeronaves da família entregues a aéreas da Europa, Oriente Médio, América do Norte, América Central e Ásia.