Exame Logo

Embraer fecha contrato de US$ 1,35 bi com a Air Canada

A Embraer fechou acordo para a venda de 45 aviões para a companhia Air Canada. O anúncio foi feito pela empresa canadense nesta sexta-feira (19/12). A Air Canada também comunicou que vai comprar outras 45 aeronaves da fabricante Bombardier. Os aviões brasileiros, do modelo Embraer 190 (de 93 lugares), devem começar a ser entregues em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Embraer fechou acordo para a venda de 45 aviões para a companhia Air Canada. O anúncio foi feito pela empresa canadense nesta sexta-feira (19/12). A Air Canada também comunicou que vai comprar outras 45 aeronaves da fabricante Bombardier.

Os aviões brasileiros, do modelo Embraer 190 (de 93 lugares), devem começar a ser entregues em novembro de 2005. O contrato é avaliado em 1,35 bilhão de dólares. A Air Canada tem ainda a opção de encomendar outras 45 unidades do Embraer 190. Nesse caso, o valor do contrato subiria para 2,7 bilhões de dólares.

Veja também

Segundo Frederico Curado, vice-presidente da Embraer, o negócio deve ter a confirmação oficial no primeiro trimestre de 2004. Essa é a data em que a Air Canada estima sair do chamado Chapter 11, que na legislação brasileira equivale ao processo de concordata. Por isso, todo investimento de longo prazo, como é o caso da encomenda das aeronaves, tem de ser analisado pelas partes envolvidas no processo.

Curado disse que, além de Embraer e Bombardier, Boeing e Airbus também disputavam a concorrência. Acreditamos que a decisão foi muito lógica, afirmou. Segundo ele, os modelos que a Bombardier vai oferecer, de 50 e 74 assentos, complementam uma linha já existente na empresa canadense, fabricada pela própria Bombardier. A Bombardier não tem avião semelhante ao Embraer 190. Nos modelos maiores, competíamos com a Boeing e a Airbus, mas elas têm aeronaves com cerca de 20 assentos a mais, o que nos tornou uma opção mais econômica, afirmou Curado.

A expectativa, de acordo com o executivo, é que todas as 45 aeronaves sejam entregues até janeiro de 2008. Se outras encomendas forem feitas, essa entrega pode se estender até 2010. Curado disse ainda que a Air Canada já tem aprovado um financiamento no valor de 1 bilhão de dólares da General Electric Capital Aviation Service, braço da GE especializado em operações financeiras de aeronaves. Esse dinheiro pode ser usado pela Air Canada na compra de jatos regionais, tanto para a compra de aviões da Embraer como da Bombardier.

Curado disse que, independentemente da decisão da empresa canadense, a Embraer está comprometida a auxiliar seu cliente na obtenção de financiamentos. Vamos juntos buscar alternativas, disse ele. Neste ano, a Embraer entregou um total de 102 aviões. Para 2004, a previsão é de 160 aparelhos. Em 2005, 170.

Sobre a Swiss Air, que em maio reduziu de 60 para 30 aviões as encomendas que tinha feito à Embraer, Curado disse que as negociações ainda estão em curso: Não há uma definição concreta. Ainda estamos conversando. A previsão era entregar quatro jatos no ano que vem, mas a companhia suíça ainda não tem garantia de que conseguirá financiamento para comprá-los.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame