Exame Logo

Eike Batista perde dinheiro com venda de planta em Corumbá

Valor pago será de R$ 100 milhões, bem abaixo dos R$ 417,7 milhões que subsidiária tinha em dívida no fim do primeiro trimestre

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A mineradora de Eike Batista MMX informou na quarta-feira (24/06) que chegou a um acordo com a Vetorial Siderurgia para a venda de sua planta de metálicos em Corumbá. O valor a ser pago de 100 milhões de reais, porém, fica bem abaixo da dívida de 417,7 milhões de reais da subsidiária no fim do primeiro trimestre, não incorporada na negociação.

Conforme ressaltou a Brascan, os números evidenciam o forte prejuízo que a empresa teve com os investimentos destinados à MMX Metálicos Corumbá, com operações iniciadas em agosto de 2007.

Veja também

De lá pra cá, segundo a corretora, não houve relevante geração de caixa e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou positivo em 10 milhões de reais em 2008, mas negativo em 125 milhões nos três primeiros meses deste ano.

Contudo, os analistas acreditam que a notícia é positiva para a MMX, já que o acordo levanta recursos com a venda de uma unidade com problemas de geração de caixa. Além disso, a companhia assegura, assim, um fornecimento anual de minério de ferro de cerca de 700 mil toneladas.

Com isso, o preço-alvo estabelecido para os papéis da mineradora se manteve em 15,86 reais para o fim de 2009, na expectativa de avanço nas negociações com a chinesa Wuhan. A recomendação também continua sendo de outperform (desempenho acima da média do mercado).

"Apesar do valor anunciado na segunda-feira não representar um upside elevado em relação ao atualmente negociado na bolsa, acreditamos que o fornecimento de longo prazo de toda sua produção de minério de ferro para a chinesa e a expansão do Sistema Sudeste, viabilizado por um project finance ainda a ser detalhado, representam uma excelente oportunidade para a companhia", reforçou a equipe.

A Brascan ressaltou, entretanto, que, caso não cheguem a um acordo, o preço-alvo para as ações cairia para 6,41 reais. Nesta sessão, as ações da MMX ( MMXM3 ) apresentavam alta de 2,20%, sendo cotadas a 6,51 reais às 14h34. Ao mesmo tempo, o Ibovespa, principal índice de referência para a bolsa brasileira, subia 2,33%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame