Negócios

Dos pequenos ganhos às grandes fortunas, dá para saber quanto vale uma empresa? Com esta técnica sim

Respondemos as seis dúvidas mais frequentes sobre valuation, um processo bastante comum no mercado financeiro para determinar o valor de uma empresa

Com inúmeros benefícios para os negócios, valuation é um método que serve para determinar o valor de uma empresa (Freepik/Divulgação)

Com inúmeros benefícios para os negócios, valuation é um método que serve para determinar o valor de uma empresa (Freepik/Divulgação)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 11 de abril de 2024 às 09h47.

Tudo sobreFinanças
Saiba mais

Não importa se é uma micro, pequena, média ou grande empresa, saber estimar o valor de um negócio é fundamental – quase como um requisito para obter bons resultados. 

Para investidores, é um caminho mais seguro em direção às decisões estratégicas. Em negociações de fusões ou aquisições, é uma forma de assegurar um acordo mais justo. E para executivos – especialmente aqueles que desejam expandir seus negócios, lançar novos produtos e identificar áreas de melhoria – é o passo que antecede todos os outros.

Mas quanto vale uma empresa? De que forma estimar o valor de mercado de um negócio? Como utilizar essa informação, tão valiosa, para tomar decisões? Há um processo bastante comum no mercado financeiro que responde a essas perguntas. Estamos falando do método de valuation. Veja, a seguir, as seis dúvidas mais comuns sobre essa metodologia.

Valuation, M&A, DRE e muito mais: essa aula virtual e gratuita ensina o que há de mais relevante sobre finanças corporativas. Clique aqui e faça sua inscrição.

O que é Valuation?

Valuation é um método que serve para determinar o valor de uma empresa. É uma análise bastante detalhada que leva em conta uma série de fatores (desde aspectos financeiros, mas também operacionais e de mercado) para estimar quanto uma empresa vale

Por que o Valuation é importante?

Imagine que uma empresa está interessada em fazer uma aquisição. Após as negociações, a compra é feita por um valor equivalente ao de uma empresa maior, com mais anos de mercado e com uma equipe de profissionais mais robusta. Esse, com certeza, não seria um bom negócio. Essa é apenas uma situação para a qual o valuation poderia ser útil. Mas há muitas outras. Veja, a seguir, fatores que justificam a relevância da metodologia.

  • Negociações mais justas acontecem;
  • Melhores decisões de investimento são tomadas;
  • Gestão financeira fica mais assertiva e estratégica;
  • Acesso a financiamentos fica mais facilitado;
  • Planejamento a longo prazo se torna mais assertivo.

Aprenda o que há de mais relevante sobre valuation e outras habilidades financeiras: esse treinamento virtual e gratuito está com inscrições abertas. Saiba mais aqui

Quem pode fazer o valuation?

Não existe uma formação específica para saber determinar o valor de empresas. Além dos economistas, o valuation também pode ser feito por contadores, advogados, engenheiros e administradores. Independente da área, o fundamental é que seja feito por um profissional com sólidas habilidades financeiras, que domine a análise de negócios e, principalmente, que tenha acesso a informações precisas e atualizadas sobre a empresa analisada.

Quais são os tipos de valuation?

  • Valuation por fluxo de caixa descontado (DCF): a análise é feita com base nos fluxos de caixa da empresa (inclusive movimentações futuras com os devidos descontos para refletir o valor do dinheiro no tempo e o risco associado).
  • Valuation por mercado: utilizando como base o preço de mercado das ações da empresa, esse método é bastante utilizado por empresas com ações na bolsa.
  • Valuation por ativos: o valor é determinado com base no valor dos ativos tangíveis e intangíveis da companhia (propriedades, equipamentos, marcas, etc).

Além dessas, há muitas outras formas para avaliar o valor de uma empresa no mercado. Para aqueles que desejam aprofundar o conhecimento nesse assunto, o recomendado é buscar treinamentos e capacitações para desenvolver habilidades financeiras.

Masterclass gratuita revela como realizar o valuation de empresas e incorporar as inovações tecnológicas nas finanças. Clique aqui para acompanhar!

Como calcular o valuation de uma empresa?

Calcular o valor de uma empresa não é um processo simples. É preciso dedicação, cuidado e atenção aos detalhes. Abaixo, de forma simplificada, estão alguns passos básicos.

  1. Colete informações relevantes sobre a empresa – demonstrações financeiras, planos de negócios, dados sobre o setor e qualquer outra informação relevante.
  2. Escolha o método mais adequado de acordo com o perfil da empresa e o propósito da análise. Em certos casos, pode ser usada uma combinação de métodos.
  3. Considere fatores que vão além dos números, como a qualidade da equipe de gestão, a posição competitiva no mercado e as perspectivas de crescimento.
  4. Revise e ajuste a análise feita. Sempre que houver mudanças nas circunstâncias externas da empresa ou do mercado, lembre-se de incluí-las na análise.
  5. Documente os resultados do valuation e comunique-os de forma clara às partes interessadas (investidores, acionistas, compradores, vendedores, etc).

Como aperfeiçoar as habilidades em valuation?

Para profissionais (de todos os setores) que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos em valuation e outras habilidades financeiras, a EXAME apresenta a masterclass Inteligência Financeira: A Habilidade Mais Importante para Líderes, que acontece em 17 de abril

Virtual e totalmente gratuita, a aula promete fornecer insights valiosos para empresários que querem controlar melhor as finanças e profissionais que precisam entender ainda mais sobre as finanças corporativas para melhorar a tomada de decisão em suas áreas.

Veja motivos para acompanhar a aula sobre inteligência financeira da EXAME:

  • 100% online – acompanhe sem sair de casa;
  • Gratuita – capacite-se sem gastar nada;
  • Sem restrições – a aula é para todos os profissionais.

São as últimas vagas para o treinamento gratuito em finanças! Para garantir a sua, basta fazer inscrição aqui (e leva menos de 2 minutos).

* Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Negócios

O bilionário de 80 anos que ficou US$ 40 bilhões mais rico num ano – e US$ 2,8 bi mais rico em 24h

Como o chef João Diamante está ajudando a mudar o mundo por meio da alimentação

Carrefour inaugura primeiro Atacadão na França

RS precisa de lei de incentivo à reconstrução similar à da cultura, diz empresário gaúcho

Mais na Exame