Negócios
Acompanhe:

Você sabe a diferença entre empatia e simpatia? Descubra agora

Fundadora do Aladas, projeto de empoderamento feminino apoiado pela Dell, Daniela Graicar fala às mulheres empreendedoras sobre a importância da empatia para os negócios

Dani Graicar, fundadora do Aladas: empatia é sobre calçar os sapatos do outro e sentir o que é, de fato, estar naquela situação (Dani Graicar/Dell/Divulgação)

Dani Graicar, fundadora do Aladas: empatia é sobre calçar os sapatos do outro e sentir o que é, de fato, estar naquela situação (Dani Graicar/Dell/Divulgação)

e
exame.solutions

29 de setembro de 2022, 11h59

“A simpatia requer menos envolvimento e pode ser mais superficial e distante. Agora, ser empático requer proximidade. É sobre calçar os sapatos do outro e sentir o que é, de fato, estar naquela situação”. É assim que Dani Graicar, fundadora do Aladas – movimento que nasceu com o apoio da Dell Technologies para unir, encorajar, apoiar e capacitar mulheres que querem abrir seus negócios –, define a diferença entre empatia e simpatia.

Com a pandemia, há inclusive quem diga que a empatia virou “o novo normal” das marcas, já que os consumidores passaram a esperar mais humanidade delas em relação à sociedade. Uma pesquisa recente da Ipsos Mori encomendada pela PepsiCo North America mostra que nove em cada dez consumidores americanos querem que as marcas demonstrem empatia por meio de gestos. Para 86% deles, isso é fundamental para promover a lealdade.

No universo do empreendedorismo não é diferente. O olhar atento para as dores e necessidades de clientes e colaboradores pode fazer toda a diferença na hora de criar um negócio e fazer com que ele prospere e acompanhe os desejos do consumidor.

À frente do Aladas, movimento que tem como um dos principais parceiros a Dell Technologies, empresa de tecnologia que lidera o Dell Women’s Entrepreneur Network (DWEN), um programa focado na criação e promoção de uma rede de mulheres empreendedoras, Dani Graicar explica as principais diferenças entre empatia e simpatia. Confira:

Qual é a diferença entre empatia e simpatia?

A simpatia requer menos envolvimento e pode ser mais superficial e distante. Agora, ser empático requer proximidade. É sobre calçar os sapatos do outro e sentir o que é, de fato, estar naquela situação. A empatia é conexão mais emocional; enquanto a simpatia é mais racional.

Qual é o melhor caminho para agir com empatia?

Quando uma pessoa estiver te contando a dor dela, eu te convido a ouvir o que ela está dizendo, sem querer julgar, desmerecer ou atropelar contando seus próprios problemas. Às vezes, a melhor resposta é dizer que você respeita o que ela sente e está lá para o que precisar.

Que recado você daria para as mulheres empreendedoras?

Se a gente praticar mais empatia, a nossa vida pessoal e profissional será muito mais verdadeira, humana e estimulante.

Uma rede de mulheres empreendedoras

Se você procura um lugar onde possa ter uma experiência empática e enriquecedora com outras empreendedoras, conheça o DWEN, a rede de mulheres empreendedoras da Dell Technologies.

Com apoio da Microsoft, as participantes têm acesso a um consultor Dell Technologies que dá suporte para que elas entendam e busquem soluções para os desafios de TI de sua empresa.

O programa oferece ainda cupons e descontos para que a comunidade tenha acesso a notebooks e desktops com soluções de Windows 11 Pro e Microsoft Office para trabalhar de forma híbrida com mais produtividade e segurança. Veja como participar do programa.