Exame Logo

Depois de parecer da CVM, TCP cancela assembléia de incorporação da TCO

A Telesp Celular Participações (TCP) comunicou nesta segunda-feira (29.12) que não concorda com o parecer da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) sobre a incorporação da operadora Tele Centro-Oeste Celular (TCO), mas acatou o determinação de cancelamento da assembléia de acionistas marcada para o próximo dia 7 de janeiro, quando a troca de ações seria efetivada. […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Telesp Celular Participações (TCP) comunicou nesta segunda-feira (29.12) que não concorda com o parecer da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) sobre a incorporação da operadora Tele Centro-Oeste Celular (TCO), mas acatou o determinação de cancelamento da assembléia de acionistas marcada para o próximo dia 7 de janeiro, quando a troca de ações seria efetivada.

Em reunião realizada no dia 26/12, a CVM concluiu que a incorporação das ações da TCO contraria a legislação vigente e que a relação de troca proposta - 1,27 ação da TCP por ação da TCO - é lesiva aos acionistas minoritários. A decisão do colegiado, no entanto, não impede que a companhia mantenha a transação, que só pode ser barrada por ação judicial.

Veja também

No comunicado distribuído hoje, a TCP e a TCO afirmam que a operação foi estruturada, divulgada e está sendo proposta aos acionistas na forma da legislação em vigor, além de conferir tratamento eqüitativo aos acionistas envolvidos.

A transferência do controle acionário da TCO para a TCP, empresa que integra a joint venture Vivo. O preço das ações de controle, mais as remunerações previstas no contrato de compra foi de 1,505 bilhão de reais .

A compra da TCO pela TCP foi anunciada em janeiro deste ano e representou o primeiro grande passo da consolidação do mercado de telefonia celular brasileiro. Com a aquisição, a Vivo passou a ser a maior operadora de telefonia celular do Brasil naquela época, eram pouco mais de 16 milhões de usuários. Hoje, a empresa possui 20 milhões de clientes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame