Negócios

Democrata quer crescer no exterior abrindo lojas

Marca de sapatos masculinos planeja a quinta unidade com a bandeira da marca e, desta vez, o país escolhido é o Chile

Marcelo Paludetto, diretor comercial da Democrata: companhia se prepara para abrir loja no Chile (Divulgação/Democrata)

Marcelo Paludetto, diretor comercial da Democrata: companhia se prepara para abrir loja no Chile (Divulgação/Democrata)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 17 de janeiro de 2013 às 10h20.

São Paulo - A Democrata, marca de sapatos masculinos, exporta 25% de toda a sua produção, mas a estratégia de vender lá fora é diferente da aplicada aqui - onde a força está nas grandes redes multimarcas. No exterior, a companhia aposta da abertura de lojas próprias para conquistar clientes.

Segundo Marcelo Paludetto, diretor comercial da empresa, a Democrata se prepara agora para abrir sua primeira loja no Chile. "Já temos, por meio de parceiros, duas lojas na Argentina, uma no Paraguai e outra no Equador e estamos nos preparando para estrear em um novo mercado", disse o executivo em entrevista a EXAME.com.

Apesar de representar um quarto de toda a produção, a Democrata já exportou bem mais no passado, assim como também já produziu. Em 2012, a companhia fabricou 1,5 milhão de pares de calçado, mas entre os anos de 2004 e 2006, a produção chegou a 2 milhões de pares por ano.

"A crise internacional e o câmbio foram alguns dos grandes vilões da história. Para se ter uma ideia, a Espanha já chegou a representar 5% de toda nossa exportação, mas hoje esse número foi reduzido para zero", afirmou Paludetto.  

Há países na Europa, no entanto, que a companhia planeja aumentar a sua exportação. De acordo com o executivo, a Noruega, por exemplo, é um caso a parte no mercado europeu. "Lá, planejamos crescer 25% neste ano", disse.

Para 2013, a Democrata planeja aumentar em 10% sua produção neste ano na comparação com 2012. A companhia emprega cerca de 1.800 pessoas, em três unidades fabris - uma em Franca, interior paulista, e outras duas no Ceará, nas cidades de Camocim e Santa Quitéria.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorExportaçõesChileCalçados

Mais de Negócios

A mulher escuta tantos ‘nãos’ que deixa de acreditar em si, diz Cris Arcangeli

Como um sapateiro do interior gaúcho criou uma marca de luxo espalhada pelo mundo

Novo instituto de treinamento aposta na cirurgia robótica e mira R$ 3 milhões

Do Minha Casa Minha Vida ao luxo: ele construiu um império imobiliário de R$ 3 bi no Nordeste