Negócios

Demanda doméstica da GOL cai 2,3% em fevereiro

No mercado total, a queda na demanda foi de 3 por cento no mês passado, ante igual período de 2011

A Gol também aumentou a oferta de voos no período, em 8,8 por cento ante outubro de 2009 (Divulgação)

A Gol também aumentou a oferta de voos no período, em 8,8 por cento ante outubro de 2009 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 13h15.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio de Janeiro  - O tráfego aéreo da Gol teve queda de 2,3 por cento no mercado doméstico em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a empresa nesta quinta-feira.

O motivo principal foi o aumento das tarifas (yield, valor médio pago por passageiro por quilômetro) em 9 por cento, disse a segunda maior companhia aérea do país em participação de mercado.

"Isso decorre da continuidade do movimento de recomposição de margens adotada pela companhia", afirmou a empresa em comunicado.

No mercado total, a queda na demanda foi de 3 por cento no mês passado, ante igual período de 2011, enquanto que no mercado internacional a queda foi de 9,3 por cento.

De acordo com a Gol, a diminuição no mercado internacional foi em função da diferença das malhas na comparação entre os períodos. No mesmo período em 2011, a empresa operava trechos de fretamento internacional, "aliado à rota regular de Bogotá, Colômbia", justificou a empresa.

A taxa de ocupação em fevereiro ficou em 64,2 por cento para o mercado doméstico e em 67,5 por cento para o internacional -queda de 6,1 pontos percentuais e elevação de 7,8 pontos percentuais, respectivamente, na comparação anual.


No total, a empresa teve taxa de ocupação de 64,5 por cento.

Oferta - A Gol teve ainda elevação de 7,1 por cento na oferta do sistema doméstico em fevereiro contra um ano antes, devido a um aumento de 6,8 por cento na etapa média -média de quilômetros voados por etapa realizada- e crescimento de 7,1 por cento na quantidade de pousos.

Porém, no sistema internacional, a Gol registrou queda de 19,7 por cento na oferta no mês passado, por causa, principalmente, da devolução de três aeronaves Boeing 767 que operavam fretamentos internacionais, e pelo encerramento da operação para Bogotá.

A oferta total da Gol ficou 3,9 por cento mais elevada em fevereiro na comparação mensal.

Webjet - Considerando os dados da Webjet, a Gol teve taxa de ocupação de 66 por cento em fevereiro.

A Webjet, que teve anúncio da aquisição pela Gol em julho do ano passado, teve elevação de 28,3 por cento na demanda em fevereiro, e a taxa de ocupação, "consistente com sua proposta de negócios", segundo a Gol, fechou o mês passado com 75,7 por cento, queda de 2,8 pontos percentuais na comparação anual.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosAviaçãocompanhias-aereasGol Linhas Aéreas

Mais de Negócios

Balneário Camboriú terá torre com 157 metros e apenas 78 apartamentos

Uber quer reinventar o fretado: nova aposta corta custo em 15% e tempo de viagem pela metade

A placa do seu carro virou uma 'tag' — e ele já movimentou R$ 400 milhões com essas cobranças

17 franquias baratas a partir de R$ 7.000 para trabalhar de casa