Exame Logo

Dell aposta no varejo para tirar liderança da Positivo em PCs

A empresa americana promete atuar agressivamente no mercado de varejo e no lançamento de produtos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Um dos maiores fabricantes de computadores do mundo, a americana Dell, anunciou nesta segunda-feira que pretende, no próximo ano, conquistar a liderança do mercado de computadores no Brasil. Atualmente, quem detém a maior fatia desse segmento no país é brasileira Positivo Informática. Para isso, a estratégia da companhia é incisiva. Ela pretende atuar agressivamente no mercado de varejo e lançar novos produtos, com servidores mais potentes a preços competitivos. O mercado brasileiro, segundo o diretor geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto, está em plena expansão, pois, além dos incentivos fiscais e do programa de inclusão social, o país acompanha a tendência do crescimento mundial.

Dados da consultoria IDC, revelam que no último trimestre o mercado de computadores cresceu 26,7%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Ou seja: 2,3 milhões de unidades foram vendidas. Neste período, a Dell foi líder no segmento corporativo no país, com 12,1% de participação. Já no segmento de mercado de servidores, a empresa representou 41,7%, com 14% de vantagem em relação ao seu principal concorrente. Mas, no total de vendas de computadores, a companhia ficou com 6,5 % de participação. "Nós preparamos o ano de 2007 para 2008. No próximo ano, iremos conquistar o mercado consumidor com novos produtos e outras parcerias com redes de varejo", disse Peixoto.

Veja também

A história da Dell no Brasil segue a mesma estratégia da empresa nos outros países. Enquanto outros fabricantes de computadores vendem seus produtos por meio de revendedores, a Dell procura vendê-los diretamente para o consumidor final, o que permite um corte significativo de custos. No Brasil, onde a maioria dos computadores não são vendidos pela internet, esse modelo se revelou pouco efetivo.

Para ampliar suas vendas, a unidade brasileira da Dell começou a vender seus computadores em lojas da rede de varejo Wal-Mart no final do primeiro semestre. E, para o próximo ano, o fabricante de computadores quer expandir seu modelo de negócios a outras redes de varejo. "Embora alguns especialistas considerem que o mercado da tecnologia da informação já esteja maduro, a realidade demonstra que o setor é muito dinâmico e que ainda tem muito potencial", disse Peixoto. Ainda nesta segunda, a empresa lançou oito servidores, entre equipamentos novos e atualizações de modelos anteriores.

"Estamos estudando também a possibilidade de desenvolver oferta de serviços para empresas no Brasil que incluem gerenciamento de parques de computadores", acrescenta Peixoto. Outra aposta da companhia é atingir todas as emissoras de TVs, que precisarão de ferramentas específicas para armazenar todo o conteúdo digital produzido.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame