Exame Logo

Correios lançam novo serviço em parceria com a TNT Express

Os Correios vão fechar em 9 de dezembro seu primeiro contrato com uma empresa privada de entregas expressas, a TNT Express. A estatal contará com os serviços de desembaraço aduaneiro e logística global da TNT para oferecer uma nova modalidade de remessa expressa do Brasil ao exterior. "Vamos oferecer aos clientes mais uma alternativa e […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Os Correios vão fechar em 9 de dezembro seu primeiro contrato com uma empresa privada de entregas expressas, a TNT Express. A estatal contará com os serviços de desembaraço aduaneiro e logística global da TNT para oferecer uma nova modalidade de remessa expressa do Brasil ao exterior. "Vamos oferecer aos clientes mais uma alternativa e competir com os couriers, inclusive a própria TNT", diz Fábio Vieira, assessor da Diretoria de Operações dos Correios. "Nosso desafio será oferecer preços interessantes ao mercado". O novo serviço será lançado até março e ainda não tem nome definido.

A TNT venceu a DHL e a Sedex na licitação promovida pelos Correios, que teve o resultado anunciado em maio. O contrato durará 60 meses e os detalhes foram definidos com a holding da TNT, a holandesa TPG. Embora a companhia tenha antecipado que pretende faturar 20 milhões de euros anuais com a prestação do serviço, os Correios não fazem qualquer estimativa dos valores que serão movimentados.

Veja também

O faturamento da estatal com remessas ao exterior cresceu 25% em 2002 e deve fechar 2003 com novo aumento, da ordem de 30%. O objetivo do novo serviço é manter esse ritmo de crescimento. "Esse mercado mal foi arranhado no Brasil", afirma Vieira. As micro e pequenas empresas respondem por 10% das exportações brasileiras (o que corresponderá a quase 7 bilhões de dólares em 2003) e elas usam intensamente serviços postais para enviar seus produtos.

Atualmente, os Correios detêm 35% do mercado brasileiro de remessas expressas ao exterior, por meio de três serviços: econômico, prioritário e expresso. Micro e pequenas empresas têm atendimento especial por um serviço chamado Exporta Fácil. O novo serviço terá limite de 30 quilos e garantirá entrega em prazos menores que os dois a cinco dias das modalidades de remessa atuais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame