Exame Logo

Copesul recebe autorização para entrar no mercado de GLP

A Companhia Petroquímica do Sul (Copesul) recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para iniciar a produção, venda, transporte e comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP), conforme requerimento protocolado pela empresa em novembro de 2001. Segundo informações da empresa, a Copesul deverá produzir, inicialmente, 25 mil toneladas/ano do gás de cozinha, cuja consumo […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Companhia Petroquímica do Sul (Copesul) recebeu autorização da Agência

Nacional do Petróleo (ANP) para iniciar a produção, venda, transporte e comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP), conforme requerimento protocolado pela empresa em novembro de 2001.

Segundo informações da empresa, a Copesul deverá produzir, inicialmente, 25 mil toneladas/ano do gás de cozinha, cuja consumo nacional é estimado em 7 milhões de toneladas neste ano de 2002. A produção interna gira em torno de 5,3 milhões de toneladas/ano, sendo o restante importado.

O Rio Grande do Sul e parte do estado de Santa Catarina consomem cerca de 600 mil toneladas/ano de GLP, disse a empresa. Atualmente, são produzidas no Estado apenas 400 mil toneladas/ano. A meta da Copesul é substituir em até 40% as importações desta região, gerando, com isso, um incremento de R$ 5 milhões em sua receita líquida anual.

Veja também

Até hoje, o GLP obtido no processo produtivo da Copesul era utilizado para a geração de petroquímicos e energia ou devolvido para a refinaria. Agora, com a autorização da ANP, a empresa poderá comercializar o produto para distribuidoras, abrindo um novo nicho de mercado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame