Construcap foi a mais rentável das construtoras

Apesar da receita ter caído 26% em 2011, a rentabilidade da construtora foi três vezes maior que a média do setor

São Paulo – Pode uma empresa optar por vender menos no curto prazo para conseguir melhores resultados no futuro? A paulista Construcap prova que sim. Como resultado, a construtora foi destaque entre as maiores do setor em Melhores e Maiores de 2012.

A construtora que se preparou desde sua criação, em 1944, para atender as demandas por obras de infraestrutura no país tomou a decisão quando passou a sofrer, assim como as concorrentes, com a escassez de mão-de-obra e alto custo de materiais. Suas receitas caíram 26% no ano passado para 1,2 bilhão de reais. Por outro lado, a empresa foi uma das mais rentáveis do país, com 27%, três vezes a média apresentada pelas concorrentes.

O enfoque da Construcap é de fazer obras complexas, por meio de obra especializada. A companhia possui 2.400 empregados, o equivalente a 2% da força de trabalho da Odebrecht, a maior construtora do país. Para o próximo ano, os planos são abrir um escritório no Chile e passar a atuar em diferentes setores. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.