Exame Logo

Conheça os diversos tipos de alimentos orgânicos

Passando pelas gôndolas dos supermercados ou nas barracas de feiras, muitas pessoas ainda não sabem distinguir um produto orgânico, do hidropônico ou biodinâmico. Para muitos, todos esses nomes significam a mesma coisa: produzido sem agrotóxicos. Não é bem assim. Para não confundir mais, preste atenção no conceito de cada forma de produção: Orgânicos - são […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Passando pelas gôndolas dos supermercados ou nas barracas de feiras, muitas pessoas ainda não sabem distinguir um produto orgânico, do hidropônico ou biodinâmico. Para muitos, todos esses nomes significam a mesma coisa: produzido sem agrotóxicos. Não é bem assim. Para não confundir mais, preste atenção no conceito de cada forma de produção:

Orgânicos - são cultivados sem o uso de agrotóxicos, insumos artificiais tóxicos e organismos geneticamente modificados. A produção orgânica é o resultado de um sistema agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais, mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Quem opta por esse sistema deve ainda obedecer a normas rígidas de certificação que exigem cuidados elementares com a conservação e preservação de recursos naturais e condições de trabalho.

Veja também

Biodinâmicos - a agricultura biodinâmica é fundamentada nos princípios da Antroposofia, ciência espiritual introduzida por Rudolf Steiner. Na prática biodinâmica, o agricultor exerce uma atuação consciente na tarefa de entender todas as possíveis relações entre os diversos seres vivos presentes no seu ambiente de trabalho. O agricultor utiliza os preparados biodinâmicos, elaborados a partir de ervas medicinais, esterco e sílica aplicados de forma homeopática. Esses preparados levam consigo forças sanadoras, equilibrando os sistema solo-planta-animal. Os produtos biodinâmicos são conhecidos por sua vitalidade e qualidade nutricional.

Hidropônicos - são produtos cultivados na água, por meio de suportes artificiais (tubos plásticos) e em estufas. Sendo assim, ficam longe do contato com o solo e precisam de fertilizantes químicos altamente solúveis, proibidos pela agricultura orgânica.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame