Exame Logo

Comércio eletrônico já representa 13% das vendas da Renault

A web deve gerar para a montadora a venda de 10 000 veículos neste ano. Do modelo Clio Yahoo!, 98% das compras passam pela internet

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Um ano depois de a Renault começar a vender o compacto Clio Yahoo! pela internet, 98% das vendas do modelo já são feitas on-line. A montadora encerrou o mês de outubro com um acumulado de 8 000 veículos comercializados pela internet. Isso representa um crescimento de três vezes em relação ao mesmo período de 2001, ano em que a Renault iniciou a venda de seus carros pela rede eletrônica no Brasil. As vendas do Clio Yahoo! poderão alcançar 10 000 unidades até o final do ano.

Animada como o sucesso do Clio Yahoo!, a Renault lançou na última semana de outubro o seu segundo veículo comercializado pela Internet, o Kangoo Yahoo!. A empresa espera que o novo produto alavanque em 10% suas operações no comércio on-line. Os planos da Renault prevêem o lançamento de outros quatro modelos para o comércio eletrônico em 2003.

Veja também

A Renault é hoje a terceira montadora no mercado on-line no Brasil, tendo 13% de suas vendas realizadas através da Internet. Até o final deste ano, a participação deve evoluir para 15%. A longo prazo, a meta da empresa é obter 30% do seu faturamento por meio da internet. Este ano, o comércio eletrônico deverá gerar para a empresa receitas de 175 milhões de reais, ante os 21 milhões faturados em 2001.

A rede de concessionárias da Renault está comemorando os bons resultados do comércio eletrônico. A concessionária Eurocar, da Bahia, com 55% de suas vendas realizadas pela internet, realizou em setembro deste ano a venda do 1 000º Clio Yahoo!. No futuro, eu gostaria que todo o comércio de veículos se tornasse eletrônico porque eliminaríamos os estoques, reduzindo os custos , diz Ademar Martinelli, diretor da Eurocar. "Acredito que teríamos um sucesso muito maior nas vendas."

Com um investimento de 1,5 milhão de reais, a Renault lançou em outubro seu novo site, o www.renault.com.br . Nele, o internauta encontra um link de acesso ao portal de Venda Direta da Renault, onde estão o Kangoo Yahoo! e o Clio Yahoo!, além de poder selecionar concessionárias, escolher o veículo e obter informações sobre os serviços e promoções da marca.

General Motors

Em julho, a General Motors reformulou seu site e, além do Celta, começou a vender uma versão do Corsa. A montadora já comercializa 80% do Celta pela web, o que corresponde a 30% das vendas totais da GM no país -- ou quase 50 000 veículos neste ano.

Até julho, já foram comercializados 160 000 unidades do Celta desde seu lançamento em setembro de 2000. O modelo foi o primeiro carro brasileiro a ser vendido pela Internet, mas hoje todas as montadoras comercializam pelo menos um modelo pelo sistema. Mesmo assim, são raros os consumidores que adquirem um carro em casa -- a finalização da compra sempre se dá em uma concessionária. Dos 500 milhões de dólares que a GM investe no Brasil por ano, 20 milhões são dirigidos para tecnologia da informação.

Na venda direta aos internautas, a GM conseguiu fazer nada menos que 79% das vendas do Celta em 2001, o que corresponde a quase 7 000 veículos por mês. É um resultado extremamente significativo, mesmo levando-se em conta que a GM computou não só os pedidos feitos pelos consumidores em suas casas ou locais de trabalho como também as vendas fechadas nas concessionárias e formalizadas pelo computador. "O site do Celta não é apenas uma página de vendas, mas um canal de relacionamento que envolve toda a cadeia produtiva da empresa", diz Daikichi Yoshinaga, diretor de comércio eletrônico da montadora. Até o fim do ano, a GM planeja colocar novos modelos de automóveis para venda no site.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame