Exame Logo

Coca-cola anuncia aposentadoria de seu presidente

A Coca-Cola anunciou nesta sexta-feira (20/02) que Douglas Daft, seu chairman e principal executivo, pretende se aposentar no final deste ano. O anúncio da saída de Daft não era esperado, uma vez que o executivo, há cinco anos no comando da empresa, afirmava que iria permanecer no cargo por mais tempo para garantir a sua […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Coca-Cola anunciou nesta sexta-feira (20/02) que Douglas Daft, seu chairman e principal executivo, pretende se aposentar no final deste ano. O anúncio da saída de Daft não era esperado, uma vez que o executivo, há cinco anos no comando da empresa, afirmava que iria permanecer no cargo por mais tempo para garantir a sua estabilidade.

Outra surpresa foi o fato de a Coca-Cola ter falado em contratar head-hunters para encontrar o sucessor, recurso não usado em ocsiões passadas. Isso também sugere que Steven J. Heyer, segundo no comando da empresa, pode não ser o único candidato cotado para o cargo.

Veja também

Aos 51 anos, Heyer começou a ser considerado o sucessor mais provável de Daft depois que a sua promoção ao posto de presidente e principal executivo de operações da empresa em dezembro de 2002 surpreendeu os próprios funcionários e o mercado.

Ao deixar o comando da maior empresa de bebidas do mundo no final deste ano, Daft não será lembrado por grandes feitos: as metas de aumento de volume de vendas da empresa não vêm sendo batidas, os lucros operacionais são cada vez menores, e o valor das ações caiu 25% desde a sua entrada. Para piorar, a Coca-Cola está agora sendo investigada pela SEC, o órgão regulador do mercado financeiro americano, por denúncias de fraude financeiras feitas por um ex-executivo. A empresa, entretanto, afirmou que a saída de Daft não tem qualquer relação com as investigações, embora um dos aspectos mais visados até agora pelos reguladores seja o envolvimento do executivo nos negócios da operação japonesa da empresa na década de 90.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame