Exame Logo

Campanha publicitária da Coca-Cola propõe eleição entre Maradona e Biro Biro

Em votações fictícias nos bares, o consumidor poderá escolher qual jogador considera melhor

coca_anuncio_biro_biro2-jpg.jpg
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A rivalidade entre Brasil e Argentina nos campeonatos de futebol servirá de inspiração para a nova campanha publicitária da Coca-Cola, veiculada a partir do próximo domingo (13/04). Com anúncios em televisão, rádio, mídia impressa e internet, a empresa de refrigerantes vai propor ao consumidor uma "polêmica bem-humorada": quem foi melhor jogador, o argentino Diego Maradona ou o brasileiro Biro Biro?

O aspecto mais interativo da campanha será o estímulo à participação numa eleição fictícia. Nos bares que vendem Coca-Cola, o consumidor poderá votar no jogador de sua preferência, depositando tampinhas da garrafa de refrigerante em urnas com o nome de Biro Biro ou de Maradona.

Veja também

Na televisão, cinco filmes publicitários apresentarão os jogadores de forma épica e grandiosa e convidarão o espectador a participar da votação nos botecos. O mesmo tom de disputa irônica permeará os spots de rádio e as propagandas em mídia impressa. Na internet, por sua vez, o usuário poderá participar de um confronto entre bonecos virtuais que representam cada jogador.

A escolha do tema reflete uma tentativa da Coca-Cola de associar-se ao bom-humor que marca a relação entre os torcedores, quando se encontram num bar ou restaurante para assistir aos jogos.

"Esse tom divertido e lúdico reflete o ';lado Coca-Cola'; do futebol", comenta Ricardo Fort, diretor de marketing da empresa no Brasil, em referência ao slogan que a marca adotará, durante a campanha.

O recurso à rivalidade entre o futebol dos dois países já foi explorado por outras marcas na Copa de 2006. Num dos filmes publicitários veiculados na televisão, o próprio Maradona aparecia sonhando ser um dos craques da seleção brasileira e tomando um Guaraná Antarctica, refrigerante que é um dos maiores concorrentes da Coca-Cola no mercado brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame