Negócios

Brasil lidera ranking de atração de investimentos florestais

Criado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, índice de atratividade inclui variáveis como taxa de câmbio e restrições para o plantio de áreas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

O Brasil é o país latino-americano com maior potencial para atrair investimentos florestais, afirma o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para analisar a situação de 26 países da América Latina, a instituição criou o Índice de Atração ao Investimento Florestal (IAIF), que considera 80 variáveis, como taxa de câmbio, risco político, licenciamento ambiental e restrições para o plantio e a colheita de áreas cultiváveis.

O Brasil obteve 60 pontos, numa escala de zero a 100, situando-se em primeiro lugar. Em seguida, vieram Chile, Argentina, Uruguai e Costa Rica. Na outra ponta, Haiti, Equador, Guatemala, Belize e Paraguai são os países considerados com menor capacidade para atrair esse tipo de investimento. A análise do BID baseou-se em dados de 2002.

De acordo com o banco, o que mais favoreceu o Brasil foram o seu mercado de capitais, a infra-estrutura econômica e social, o apoio aos negócios florestais, a dimensão do mercado doméstico e a disponibilidade de terras. O país, contudo, ainda precisa melhorar em vários pontos, segundo a instituição, como o manejo dos recursos naturais sobretudo os florestais.

O Brasil detém menos de 4% do comércio internacional de produtos florestais, que alcançou 132 bilhões de dólares no ano passado. Mas a presença do país vem crescendo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente. Entre 1991 e 2003, a taxa média de expansão das exportações do setor, no país, foi de 10,1%, alcançando 5,9 bilhões de dólares em 2004.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame