Exame Logo

Para Brascan, aumento de capital é positivo para acionista da Brasil Foods

Corretora estima que lucro por ação passe a 1,26 reais, após os R$ 4 bilhões de capitalização

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A fusão da Perdigão com a Sadia deve trazer ganhos de mais de 2,4 bilhões de reais em sinergias, segundo estimativas da Brascan, mas os acionistas serão ainda mais beneficiados com o aumento de capital que a nova empresa Brasil Foods terá em 4 bilhões de reais.

Em comunicado oficial, a Perdigão explicou que realizará a capitalização da nova companhia com uma oferta pública a se realizar no fim de julho. Os acionistas das antigas empresas terão prioridade para subscrever ações, cujo lucro deve passar de 0,67 reais para 1,26 reais por ação em 2009, conforme calculou a corretora.

Veja também

Com isso, o efeito das menores despesas financeiras sobre o lucro líquido da Brasil Foods mais do que compensaria a queda do lucro por ação resultante da diluição da participação dos acionistas com a emissão de capital.

"Adicionalmente, acreditamos que o aumento de capital deverá proporcionar uma significativa redução no endividamento da nova companhia, permitindo que ela realize o seu plano de expansão, o que consideramos positivo", afirmaram os analistas.

As estimativas da Brascan dão conta de que as duas empresas juntas teriam atualmente uma dívida líquida de 10,4 bilhões de reais, levando a uma dívida líquida/EBITDA2 de 5,0x. Após o uso dos 4 bilhões captados, tal relação cairia para 3,0x, nível considerado confortável no cenário atual.

Consequência nas ações

Uma outra conseqüência da capitalização foi o preço-alvo projetado para a Brasil Foods, que passa de 47,00 reais por ação para 51,64 reais, configurando um potencial de retorno de quase 30%. "O aumento do preço-alvo seria impulsionado principalmente pela diminuição considerável da percepção de risco da empresa devido ao menor endividamento", explicou.

Com isso, a corretora elevou sua recomendação à Sadia para outperform (desempenho acima da média do mercado), a mesma indicada à Perdigão. Além disso, reforçou que a Brasil Foods é sua preferida no setor de alimentos, em especial por causa dos potenciais ganhos de sinergias.

Nesta sessão, as ações da Perdigão ( PRGA3 ) caíam 2,86%, sendo negociadas a 38,62 reais às 15h22. Ao mesmo tempo, os papéis da Sadia ( SDIA4 ) eram cotados a 4,92 reais, com baixa de 2,38%. O Ibovespa, principal índice de referência para a bolsa brasileira, caía 0,22%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame