Exame Logo

As 10 notícias mais importantes de Negócios em julho

Mês fecha com aumento do calote nos grandes bancos brasileiros e Marissa Mayer à frente do Yahoo!

O que você precisa lembrar de julho (Noah Berger/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 14h07.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.

São Paulo – Julho marcou o início da divulgação dos resultados do segundo trimestre. O que mais chamou a atenção até agora foi o aumento do calote nos grandes bancos brasileiros. No exterior, um fato de grande repercussão foi a nomeação de Marissa Mayer, ex-Google, para a presidência do rival Yahoo!. Em apenas duas semanas, a executiva já começou a dar uma nova cara à empresa – a do Google. Já Mark Zuckerberg , do Facebook , amargou uma queda no patrimônio, após sua empresa divulgar números frustrantes em seu primeiro balanço após o IPO. Clique nas fotos e veja o que foi notícia no mês passado:
  • 2. Calote cresce e reduz lucro de bancos brasileiros

    2 /11(Fotomontagem/EXAME)

  • Os três maiores bancos privados no país, Itaú , Bradesco e Santander , apresentaram um traço comum em seus resultados do segundo trimestre: o aumento da inadimplência. Para compensá-la, as instituições aumentaram as provisões para devedores duvidosos – o dinheiro reservado para cobrir eventuais calotes. Segundo levantamento da Austin Rating, o lucro conjunto dos três bancos recuou 4,7%, para 13,7 bilhões, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
  • 3. Marissa Mayer é a nova presidente do Yahoo!

    3 /11(Jemal Countess/Getty Images)

  • Ex-vice-presidente de Produtos do Google, Marissa Mayer assumiu uma das cadeiras mais desconfortáveis no mundo da tecnologia: a de presidente do combalido Yahoo! . Caberá a ela a missão de resgatar a empresa que já foi sinômino de buscas na internet, numa época em que o Google ainda engatinhava. Em duas semanas, Marissa já começou a mostrar seu estilo. E o que se viu, por enquanto, é sua intenção de deixar o Yahoo! mais parecido com o Google – o que vem causando arrepios na ala conservadora de sua nova empresa.
  • 4. GM enfrenta protestos contra demissões

    4 /11(GM / Divulgacao)

    A General Motors ( GM ) causou polêmica no Brasil neste mês, ao ser alvo de protestos do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A entidade afirmou que, nos últimos 12 meses, a montadora demitiu quase 1.200 pessoas das fábricas de São Caetano e São José (SP) e Gravataí (RS). A decisão contraria acordo com o governo, que beneficiou o setor com redução de impostos, em troca da manutenção dos empregos. A montadora chegou a suspender a produção em oito fábricas brasileiras. Em meio a tudo isso, a GM ainda encerrou a produção dos modelos Corsa, Merriva e Zafira.
  • 5. Facebook decepciona e Zuckerberg fica mais pobre

    5 /11(Getty Images)

    O primeiro balanço trimestral do Facebook , após a tumultuada abertura de capital, trouxe números que decepcionaram o mercado. Embora a receita tenha crescido 32% no período, sua evolução ficou abaixo das expectativas. Além disso, a empresa fechou o trimestre com um prejuízo de 157 milhões de dólares, causado, sobretudo, pelo aumento dos gastos. Os investidores não perdoaram: a queda das ações do Facebook fez Mark Zuckerberg ficar 2 bilhões de dólares mais pobre.
  • 6. Eike quer fechar o capital da LLX

    6 /11(Divulgação)

    Nos últimos dias de julho, Eike Batista voltou ao noticiário, ao anunciar sua intenção de recomprar todas as açõe s da LLX , sua empresa de logística. O fechamento pode movimentar até 620 milhões de reais. Criada em 2007, a LLX abriu seu capital em julho de 2008. Segundo os observadores, o que atrapalhou o desempenho da empresa foram os atrasos em seus projetos e a desconfiança geral em relação ao Grupo EBX, após a petrolífera OGX rebaixar suas estimativas de produção.
  • 7. Microsoft sofre seu primeiro prejuízo trimestral

    7 /11(Getty Images)

    492 milhões de dólares – esse número entrará para a história da Microsoft como o primeiro prejuízo trimestral da companhia, desde que abriu o capital, em 1986. A queda das vendas de computadores é um dos maiores motivos para o mau desempenho. Isto porque os PCs continuam sendo os maiores clientes do sistema operacional Windows, o carro-chefe da Microsoft. Além disso, a aposta no mercado de publicidade online, com a aQuantive, trouxe resultados aquém do previsto.
  • 8. Roger Agnelli volta à cena como empresário

    8 /11(Germano Lüders/EXAME.com)

    Depois de uma temporada de quarentena, após deixar a presidência da Vale, Roger Agnelli voltou ao mundo dos negócios com um novo figurino – o de empresário. Em parceria com o banco BTG Pactual, fundado por André Esteves, Agnelli criou a B&A. A mineradora já nasce com um plano de investimentos de 1,04 bilhão de reais e com foco no Brasil, América Latina e África. Com a maior parte da equipe composta por ex-funcionários da Vale, a B&A deve iniciar suas operações em 60 dias.
  • 9. Playcenter fecha as portas, após quase 40 anos

    9 /11(Divulgação / Playcenter)

    O Playcenter, o mais tradicional parque de diversões de São Paulo, encerrou as atividades no final de julho. O local passará por uma grande reforma, com o objetivo de lançar um novo parque focado no público infantil. O Playcenter vinha apresentando dificuldade em atrair público o público adolescente – seu foco de negócios. A direção do parque negou que houvesse problemas, e limitou-se a afirmar que atraiu 1,5 milhão de visitantes em 2010, faturando 100 milhões de reais – últimos dados disponíveis.
  • 10. HSBC é investigado por lavagem de dinheiro

    10 /11(Getty Images)

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando o HSBC . O banco é suspeito de lavar dinheiro dos cartéis de drogas, segundo o jornal The Wall Street Journal. O caso também chamou a atenção do Senado americano, que averigua se lacunas nos processos de controle do HSBC e a eventual conivência de funcionários do banco teriam permitido a traficantes movimentarem dinheiro ao redor do mundo.
  • 11. As empresas que importaram menos no semestre

    11 /11(Divulgação)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame