As 10 notícias de negócios que você não poderia ter perdido
Petrobras, JBS, OSX e Embraer foram algumas das empresas que movimentaram o mundo dos negócios nesta semana
Da Redação
Publicado em 24 de maio de 2014 às 08h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h11.
São Paulo - Terminada a temporada de balanços do primeiro trimestre, é hora de as empresas voltarem à rotina, como a Embraer , que assinou um contrato de 7,2 bilhões de reais com a FAB, a Lenovo, que anunciou planos de aquisições, ou a GM , que tenta sair do sufoco dos recalls e das vendas fracas com férias coletivas. Veja, a seguir, as principais notícias de negócios da semana:
A Petrobras atingiu no primeiro trimestre o maior nível de endividamento entre as companhias de capital aberto do país desde 2002. De acordo com a consultoria economática, a cada 10,42 reais de lucro, a empresa gera 100 reais em dívida. No total, são 308,1 bilhões de reais.
Braço de aves, suínos e processados do grupo JBS anunciou nesta semana sua intenção de abrir o IPO. Analistas estimam que a JBS Foods pode arrecadar até 5 bilhões de reais com a venda de ações, que seriam utilizados para pagar dívidas e fazer mais investimentos na marca Seara, recém-adquirida.
Nesta quarta-feira, o conselho da OSX d ecidiu manter Eike Batista no comando de sua mesa diretora por pelo menos mais um ano. A divisão de embarcações do grupo X continua em processo de recuperação judicial e descobriu-se, ainda esta semana, que a Caixa pode ter sido a maior credora da companhia.
A Embraer assinou nesta terça-feira, 20, contrato com o Comando da Aeronáutica para a produção seriada do KC-390, um cargueiro de médio porte que atualmente está em desenvolvimento. O contrato prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos, com a primeira entrega programada para o final de 2016.
Após resultados fracos no primeiro trimestre e queda de 1% nas receitas, a HP anunciou o corte de 16.000 empregos para tentar reverter pressões sobre suas margens.
Depois de comprar parte da IBM e a divisão de celulares da Motorola no começo deste ano e desembolsar mais de 5 bilhões de dólares com os negócios, a Lenovo afirmou ter condições de fechar pelo menos mais uma aquisição bilionária.
Por conta das vendas fracas, a General Motors dará férias coletivas em junho por períodos que vão de 12 dias a um mês nas três fábricas do grupo no país. O anúncio ocorre na mesma semana de mais um recall, desta vez de 2,4 milhões de unidades.
A Honda Aircraft Company, braço da Honda criado em 2006 para desenvolver aeronaves, a nunciou nesta terça-feira que o HondaJet, a primeira aeronave de produção da companhia, vai ser testado nos próximos meses. Ele deve chegar às mãos dos clientes no início do ano que vem.
Os consumidores poderão fiscalizar, através do smartphone, a cadeia de produção das roupas da Zara fabricadas no Brasil. As etiquetas das peças da grife começarão a vir com um códig o que, lido por um programa instalado em dispositivo móvel, levará a um site contendo informações não só sobre o próprio item, mas também sobre o fornecedor que o confeccionou.
A Havaianas vai mostrar, a partir desta semana, sua primeira coleção de roupas, na qual a Alpargatas - empresa do grupo Camargo Corrêa que é dona da marca - já investiu R$ 40 milhões somente este ano.