Exame Logo

As 10 notícias de negócios que marcaram a semana

Possíveis negociações entre BTG e Hypermarcas e joint-venture entre MPX e empresa alemã estão entre os destaques da semana, veja mais a seguir

1 - MPX forma joint-venture com alemã E.ON (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2012 às 05h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

São Paulo - A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, anunciou nessa semana a formação de uma joint-venture com a elétrica alemã E.ON, que formará a maior empresa privada de energia do Brasil. A elétrica alemã assumirá participação de 10 por cento na empresa de energia do conglomerado do empresário Eike Batista. A expectativa é que a operação seja concluída no segundo trimestre deste ano e que a aliança produza uma empresa com capacidade de geração total de 20 GW.
  • 2. 2 - BTG Pactual nega que tenha feito oferta hostil pela Hypermarcas

    2 /9(Germano Lüders/EXAME.com)

  • O BTG Pactual informou que não pretende realizar uma oferta hostil de aquisição de ações de emissão da Hypermarcas. O banco afirmou, em comunicado, que práticas hostis são contrárias às suas políticas de atuação - mas não descartou a possibilidade de uma oferta. Rumores indicam que o BTG Pactual teria feito uma oferta para comprar 1 bilhão de reais em ações da Hypermarcas para ter uma participação dentro do bloco de controle na empresa de bens de consumo.
  • 3. 4 - Pepsi é multada por checar passado criminal de candidatos

    3 /9(Getty Images)

  • A Pepsi concordou em pagar 3,1 milhões de dólares por acusações de discriminação racial – a empresa estava checando a ficha criminal de candidatos a empregos na companhia. A EEOC (comissão de oportunidades iguais de emprego dos Estados Unidos) afirmou que essa política da Pepsi, de não contratar funcionários que já foram detidos excluiu, desproporcionalmente, 300 negros que tentavam uma vaga na empresa. Segundo a EEOC, usar a detenção ou a condenação como critério de seleção de candidatos pode ser ilegal se não for relevante para o emprego.
  • 4. 5- Royal Bank of Scotland vai demitir 3.500

    4 /9(Peter Macdiarmid/Getty Images)

    O banco britânico Royal Bank of Scotland (RBS) anunciou que vai cortar 3.500 postos de trabalho em uma nova reestruturação de suas atividades. O grupo vai reduzir ou encerrar algumas atividades, como as fusões e aquisições, a corretagem ou as ligadas à Bolsa.Esses desligamentos somam-se aos quase 30.000 que o banco determinou desde o resgate estatal durante a crise financeira, e serão distribuídas entre o Reino Unido e o exterior. O grupo tem participação de 82% do Estado.
  • 5. 6 - Três tendências das montadoras no Salão de Detroit 2012

    5 /9(Divulgação/NAIAS)

    Começou nesta segunda-feira o North America International Auto Show (NAIAS), conhecido como salão internacional de automóveis de Detroit. Pelo menos 40 novos modelos de carros foram apresentados na feira. Três tendências, no entanto, parecem predominar nos corredores da feira: carros feitos sob medida para as gerações que nasceram conectadas com a internet, modelos menores e os sofisticados.
  • 6. 7 - Pilotos da Iberia fazem nova greve

    6 /9(Pierre-Philippe Marcou/AFP)

    A semana começou com greve na Iberia, que se arrastou por dois dias e levou a mais de 200 cancelamentos de voos. Os pilotos protestaram contra a criação de uma filial a baixo custo, a Iberia Express. Eles alegam que a filial seria ilegal, porque viola seu contrato coletivo de trabalho. O conflito entre pilotos e a empresa já provocou dois dias de greve em dezembro, além de constantes acusações entre ambos.
  • 7. 8 - Embraer entrega menos aviões em 2011 que em 2010

    7 /9(Divulgação)

    A Embraer entregou 105 jatos comerciais e 99 executivos em 2011. A soma é i nferior ao número de entregas de 2010 – ano em que a empresa entregou um total de 246 aeronaves, sendo 101 comerciais e 145 executivas. A queda está nos jatos executivos. A carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) fechou o ano em 15,4 bilhões de dólares. No quatro trimestre, foram entregues 32 aviões comerciais e 50 jatos executivos.
  • 8. 9 - Chuvas afetam extração de minério da Vale em Minas Gerais

    8 /9(Agência Vale/Divulgação)

    Minas tem sido o estado mais afetado pelas chuvas no Brasil neste verão e é justamente esse o estado que responde por 67% da produção de minério de ferro do país. As chuvas estão provocando paradas "ocasionais" na produção de minério de ferro da Vale no estado, segundo a empresa.  A MMX também informou que "está priorizando a segurança das operações em relação ao volume de produção", sem dar mais detalhes sobre as atividades.
  • 9. 10 - Odebrecht fecha seu maior contrato nos Emirados Árabes

    9 /9(Drawlio Joca)

    Nessa semana, o Grupo Odebrecht fechou seu maior contrato nos Emirados Árabes. A construtora brasileira vai receber 362 milhões de dólares por obras de saneamento em Abu Dhabi . As obras correspondem a cerca de 25% do projeto total de reestruturação do sistema de saneamento local. A empresa terá um prazo de três anos para executar as obras.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame