Para o Financial Times, Dilma faz um "pequeno terremoto" e Lula é um "perdulário” (Antonio Cruz/ABr)
Diogo Max
Publicado em 4 de fevereiro de 2011 às 14h06.
Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:
1 - Fleury compra laboratório na Bahia por R$ 53,2 milhões. O Fleury acertou a compra de 100% do capital da Diagnoson, laboratório baiano especializado em serviços de diagnósticos por imagem, como ressonância magnética e tomografia. O valor do negócio é de 53,2 milhões de reais, o que equivale a 7,4 vezes o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Diagnoson.
2 - PanAmericano usava rede de computadores adulterada. O Banco PanAmericano pediu mais recursos do Fundo Garantidor de Créditos esta semana depois que auditores descobriram que o sistema de computadores do banco registrava automaticamente a receita de carteiras de crédito que já tinham sido vendidas.
3 - Chamando Lula de “perdulário”, FT elogia o “pequeno terremoto” de Dilma. O primeiro mês de trabalho da presidente Dilma Rousseff foi alvo de um editorial do Financial Times, um dos mais influentes jornais na economia e nos negócios. A publicação elogia as primeiras medidas tomadas pelo novo governo, que, segundo os ingleses, não representa uma continuação da administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
4 - Fusão entre Nippon e Sumitomo indica onda de consolidação. Os planos das duas empresas de criar a segunda maior produtora de aço do mundo, atrás apenas da ArcelorMittal, espalharam expectativas de maior consolidação do setor, e fez as ações de siderúrgicas japonesas avançarem nesta sexta-feira.
5 - Votorantim é a única brasileira de destaque em ranking de liderança na AL. A Votorantim foi a única brasileira a entrar na lista das dez melhores empresas da América Latina para o desenvolvimento de lideranças, elaborada anualmente pela consultoria Hay Group. A edição relativa ao ano de 2010 tem Unilever, LAN e 3M nos três primeiros lugares, respectivamente, e a brasileira a nona posição.
6 - Bernardo diz que Correios poderão investir na construção do trem-bala. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que os Correios poderão investir recursos na construção do trem de alta velocidade, inclusive investindo recursos no empreendimento.
7 - CSN obtém empréstimo de R$ 2 bilhões da Caixa. A Companhia Siderúrgica Nacional obteve um empréstimo de 2 bilhões de reais da Caixa Econômica Federal. A operação foi fechada pela linha de Crédito Especial Empresa – Grandes Corporações -, mantida pelo banco. A siderúrgica terá 94 meses para pagar o financiamento.
8 - Telmex tem lucro 32% menor no 4o tri por aumento de impostos. A empresa mexicana de telecomunicações Telmex, do bilionário Carlos Slim, apresentou uma inesperada queda de 32 por cento no lucro líquido do quarto trimestre, decorrente de receita menor e taxas mais altas. A empresa reportou lucro líquido de 275 milhões de dólares entre outubro e dezembro.
9 - Reunião sobre novo salário mínimo termina sem acordo. O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, afirmou hoje que não há acordo entre as centrais sindicais e o governo para o novo valor do salário mínimo, "lamentavelmente".
10 - Falências atingem menor nível para janeiro desde 2005. O número de falências decretadas em janeiro deste ano foi o menor para o mês desde 2005, quando entrou em vigor a Nova Lei de Falências. Segundo o indicador de Falências e Recuperações da Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, no mês passado foram registrados 41 decretos de falência, sendo 35 de micro e pequenas empresas, 2 de médias e 4 de grandes companhias.