Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

Eike declarou viabilidade comercial de petróleo, Máquina de Vendas fez mais uma aquisição e Fernando Cavendish, da Delta, renunciou ao cargo; veja outros destaques:

Máquina de Vendas compra rede Salfer (Divulgação)

Daniela Barbosa

Publicado em 28 de abril de 2012 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.

A Máquinas de Vendas, grupo formado pelas marcas Insinuante, Ricardo Eletro, City Lar e Eletro Shopping, anunciou, nesta semana, associação com a Salfer, rede varejista presente nos três estados do Sul do país. Com a operação, a varejista estima aumentar em 1 bilhão de reais o faturamento previsto para o ano, que antes era de 8 bilhões de reais. De acordo com a varejista, a associação com a Salfer vai dar origem à Máquina de Vendas Sul, que será presidida por Clayton Salfer, filho do fundador da rede sulista.








  • 2. Gol pode desmembrar Smiles

    2 /10(Divulgacao/EXAME)

  • A Gol confirmou que, até o final do ano, pretende transformar seu programa de milhagem Smiles em uma nova empresa.

    A empresa contratou a consultoria Boston Consulting Group para estudar a possibilidade de abrir o capital da companhia em breve. As informações foram antecipadas na edição 1015 de EXAME.

    Em resposta, a Gol afirmou que a decisão foi tomada no final do ano passado, e visa “preparar o Programa de Relacionamento Smiles para ser uma unidade de negócios com independência gerencial que suporte o crescimento da GOL, mas que também possa ter uma maior flexibilidade operacional.”

    Nesta semana também, rumores de que a companhia estava interessada em vender uma participação maior à sócia Delta circularam no mercado. A Gol, no entanto, negou a informação.







  • 3. Ivan Zurita, da Nestlé, vai se aposentar

    3 /10(Filipe Araujo)

  • A Nestlé confirmou, na última sexta-feira, que Ivan Zurita, presidente da companhia no Brasil, deve deixar o cargo a partir do dia 1º de julho, após quase 40 anos de dedicação à empresa. De acordo com a companhia, o executivo vai continuar como presidente do conselho de administração da Nestlé no Brasil. Como CEO, Zurita estava há 11 anos na função. O posto, seguindo o plano de sucessão estabelecido pela companhia, será ocupado por Juan Carlos Marroquin, atual presidente da Nestlé no México.









  • 4. Walmart

    4 /10(Robert Sullivan/AFP)

    A varejista americana Walmart é investigada por ter violado a lei americana de práticas de corrupção em países estrangeiros.

    Executivos do Walmart no México foram acusados em uma matéria do The New York Times de promover uma corrupção generalizada a fim de facilitar a rápida expansão da rede no país.

    Segundo a reportegem, a prática vinha ocorrendo desde 2005 e veio à tona no fim do ano passado. De acordo com as acusações, a investigação interna começou em dezembro de 2011.







  • 5. OGX declara viabilidade comercial de petróleo

    5 /10(Wikimedia Commons)

    Nesta semana, a a OGX, braço petrolífero do conglomerado de empresas de Eike Batista, declarou, pela primeira vez, a viabilidade comercial de um de seus poços de petróleo – o de Waikiki. Na prática, a declaração é apenas mais uma etapa cumprida na extensa jornada que a companhia precisa percorrer antes de iniciar, de fato, a fase operacional. De qualquer modo, trata-se de um passo importante, principalmente, porque demonstra a quantidade de petróleo disponível que a OGX vai conseguir extrair durante a vida útil do poço. De acordo com a companhia,  o  poço de Waikiki, localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, tem  um volume comercializável de 285 milhões de barris de petróleo.






  • 6. Caixa reduz mais juros

    6 /10

    A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta semana, a redução das taxas de juros do financiamento imobiliário para todos os clientes em até 21%, sobre a taxa de juro efetiva, nas condições do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). As taxas caem para todos os clientes, mas podem ficar ainda mais baixas para as pessoas que forem correntistas do banco e começam a vigorar a partir de 04 de maio, quando começa o 8º Feirão da Casa própria. Para se ter uma ideia da redução, em um financiamento de 200 mil reais feito por um correntista ou não, a economia será de 1800 reais na prestação no primeiro ano da compra do imóvel e de mais de 18 mil reais em um contrato de 20 anos, por exemplo.





  • 7. Fernando Cavendish deixa presidência da Delta

    7 /10(Julio Bittencourt)

    Fernando Cavendish, dono da  construtora Delta, empresa que é investigada por manter ligações com contraventor Carlinhos Cachoeira, abriu mão da presidência do conselho de administração da própria companhia.

    Além de Cavendish, Carlos Pacheco, que também fazia parte do conselho, foi  afastado de suas funções dentro da empresa.

    De acordo com comunicado divulgado por meio do site da construtora, o afastamento de Cavendish e Pacheco tem o objetivo de tornar isenta a investigação do caso Cachoeira.







  • 8. Natura tem lucro de R$ 151,5 milhões no trimestre

    8 /10(Divulgação)

    A Natura registrou um lucro líquido de 151,5 milhões de reais no primeiro trimestre de 2012, alta de menos de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao longo do primeiro trimestre, a Natura recuperou seu nível de serviços no Brasil e ganhou eficiência comercial e mercadológica, que foram comprometidos no segundo semestre de 2011 pela implementação de projetos que causaram instabilidades em sua operação.





  • 9. Vale pode aumentar aportes para o ano

    9 /10(Andre Valentim/EXAME)

    A Vale não revelou quanto, mas o orçamento de investimentos aprovado para o ano, de 21,4 bilhões de dólares, pode ser ainda maior. A mineradora possui inúmeros projetos em andamento e segundo Murilo Ferreira, CEO da Vale, à medida que a estrutura física da companhia cresce, a financeira tem que caminhar no mesmo ritmo. No final do ano passado, a mineradora divulgou seu plano de investimentos para 2012. Dos 21,4 bilhões de dólares previstos, 12,9 bilhões de dólares serão destinados a novos projetos, 6,1 bilhões de dólares à sustentação de projetos já existentes e 2,4 bilhões de dólares com pesquisa e desenvolvimento. Nesta semana, A mineradora divulgou seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre do ano. No período, o lucro da mineradora caiu quase 44% na comparação com o mesmo trimestre de 2011, totalizando 3,8 bilhões de dólares.











  • 10. Funcionários da Foxconn no Brasil ameaçam entrar em greve

    10 /10(Getty Images / Allison Shelley)

    Funcionários da unidade da Foxconn em Jundiaí (SP) ameaçaram entrar em greve nas próximas semanas, se as condições de trabalho não melhorarem. A unidade é conhecida por fabricar iPhones para a Apple e conta com cerca de 2.500 funcionários. Segundo um representante dos empregados, as condições de trabalho começaram a se deteriorar desde a abertura da fábrica. Nesta semana, o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí entregou uma pauta de reivindicações à direção da empresa. As principais queixas recaem sobre as instalações físicas, que seriam inadequadas para o volume de pessoas que trabalham na fábrica.











  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame