Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

GOL causa polêmica com medida para promover economia e Corinthians inaugura entrada de um clube não-europeu na lista dos mais valiosos do mundo; veja as notícias que marcaram a semana

GOL anuncia plano polêmico para economizar (Renato Araújo/ABr)
DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2013 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h38.

Em linha com sua estratégia de cortar custos, a GOL anunciou uma medida polêmica para dar substância ao plano: a meta é economizar 1,9 milhão de reais em combustível por mês, contando, para isso, com a ajuda dos pilotos. Caso consigam reduzir o tempo de voo lançando mão de alternativas como o não acionamento do reverso (dispositivo que ajuda a frear), os profissionais ganharão um bônus correspondente a 3,3% do salário mensal.
  • 2. Corinthians é primeiro time não-europeu entre os mais valiosos do mundo

    2 /11(Toru Yamanaka/AFP)

  • Nesta semana, a Forbes divulgou sua lista dos times de futebol mais valiosos. E, pela primeira vez, uma equipe de fora da Europa integrou o ranking. Na 16ª colocação, o Corinthians foi reconhecido pelas suas vitórias em campo e também fora dele - segundo a Forbes, o clube vem sendo criativo nos meios de capitalização da marca. O Real Madrid liderou o ranking, seguido pelo Manchester United e Barcelona.
  • 3. Embraer fecha acordo com Microsoft para evitar processo

    3 /11(Divulgação)

  • Acusada de utilizar softwares sem licença, a Embraer chegou a um acordo com a Microsoft para não ser processada. Segundo a Folha de S. Paulo, a companhia brasileira concordou em pagar 10 milhões de dólares à empresa americana. A Embraer havia sido notificada pela Microsoft em maio do ano passado. À Folha, a companhia negou que tivesse utilizado software pirata ou sem licença, afirmando que o consenso com a Microsoft foi "resultado de uma discussão comercial enter cliente e fornecedor".
  • 4. OGX busca vender bloco para Petronas

    4 /11(Divulgação/OGX)

    A venda de 40% do bloco de petróleo Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, parece ser a investida mais concreta da OGX para engordar o caixa no curto prazo. Segundo informações da Bloomberg, a companhia interessada no negócio é a a Petroliam Nasional Bhd - ou simplesmente Petronas -, empresa do governo da Malásia produtora de petróleo e de gás natural. Oficialmente, nenhuma das partes confirmou a informação. close
  • 5. Renault emplaca Duster e dobra lucros

    5 /11(Renato Pizzutto / Quatro Rodas)

    Em 2012, a montadora francesa mais do que dobrou os lucros no país, elevando a cifra para 440,2 milhões de reais, ante 214,8 milhões de reais embolsados no ano anterior. Um dos motivos para o bom resultado da Renault foi o sucesso do SUV Duster por aqui: o veículo liderou as vendas na categoria, com 46.904 unidades comercializadas no ano passado. Ao mesmo tempo, a Renault também expandiu sua rede de concessionárias e turbinou a produção de automóveis no país, com a oferta de novos modelos.
  • 6. Petrobras é maior companhia brasileira, segundo a Forbes

    6 /11(Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A Forbes também divulgou sua lista das maiores companhias de capital aberto. O ranking, que possui 2.000 nomes, conta com a participação de 31 empresas brasileiras. A Petrobras é quem está melhor colocada, no 20º lugar. A companhia é seguida pelo Itaú (42º na colocação geral) e pelo Bradesco (45º). Entre as gigantes globais, quem encabeça o levantamento é  a chinesa ICBC, do setor financeiro.
  • 7. TV Globo anuncia mais mudanças de gestão

    7 /11(Arquivo/ Divulgação)

    Sob o comando do diretor-geral Carlos Henrique Schroder, a TV Globo mexeu mais uma vez na sua estrutura de comando. Desta vez, foi criada uma nova direção, com o objetivo de integrar as áreas de recursos humanos, infraestrutura, patrimônio e engenharia. Rossana Fontenela irá comandar a área. A investida marca a saída de Érico Magalhães, ex-diretor da Central Globo de Pesquisa e RH. A partir de maio, o RH da empresa será assumido por Vanessa Pina, ex-Sul America Seguros.
  • 8. BC prorroga intervenção no BVA por três meses

    8 /11(Divulgação)

    O Banco Central prorrogou por mais três meses o regime de intervenção no banco BVA. O alongamento se dá em função da perspectiva de compra da instituição pelo empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, dono do grupo de veículos Caoa. Andrade quer comprar títulos de dívida da instituição com um desconto de 65%. Para emplacar a proposta, no entanto, ele precisa da aceitação de 90% a 95% dos credores. Até a última semana, a aprovação ao negócio batia em 83%.
  • 9. Cade determina venda de lojas do Grupo Pão de Açúcar

    9 /11(Divulgação)

    Quatro anos depois de ser realizada, a compra das redes Casas Bahia e Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar recebeu sinal do verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Mas não sem ressalvas. A companhia terá que vender 74 lojas em 54 cidades em função de problemas concorrenciais - nessas regiões, as concentrações de vendas da ViaVarejo se aproximavam ou superavam a casa dos 60%. Divisão de eletro do GPA, a ViaVarejo reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom. Os estabelecimentos que foram alvo do pedido do Cade representam 3,3% da receita bruta da ViaVarejo em 2012 - algo como 900 milhões de reais.
  • 10. MMX recebe mais um empréstimo do BNDES

    10 /11(Divulgação)

    A mineradora do grupo do bilionário Eike Batista recebeu, na quinta-feira, a aprovação de outro empréstimo do BNDES destinado ao Porto de Sudeste. A expectativa do grupo é sacar neste trimestre a primeira parcela do montante, no valor de 935 milhões de reais. Em nota, a companhia afirmou que o dinheiro permitirá à MMX alongar "parcela significativa" de seu endividamento de curto prazo.
  • 11. Veja agora os times mais valiosos do mundo

    11 /11(©AFP / Josep Lago)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame