Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

Vale engorda caixa com venda de navios, Mercedes Benz prepara paralisação da produção e Caixa divulga intenção de abrir banco de investimento; veja esta e outras notícias que foram destaque na semana

Vale vende navios e embolsa US$ 600 milhões (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2012 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h18.

Na sexta, a mineradora Vale anunciou em comunicado a venda de dez navios da sua frota, comprados entre 2009 e 2010. Com a operação, a companhia irá embolsar 600 milhões de dólares. Segundo a Vale, o negócio faz parte dos seus esforços para otimizar o portfólio de ativos, além de melhorar seu balanço financeiro. Os navios vendidos serão afretados de volta pela Vale por meio de contratos de afretamento de longo prazo com a empresa Polaris. Na mesma semana, a mineradora também divulgou mudanças no time de executivos: Michael Zu, diretor global de vendas para ferrosos, será substituído por Claudio Alves, que acumulará o atual cargo de diretor global de marketing.
  • 2. Mercedes Benz vai paralisar fábrica na segunda

    2 /11(Thomas Niedermueller/Getty Images)

  • Com uma produção 40% abaixo da meta para 2012, a Mercedes-Benz vai paralisar a produção na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, nesta segunda-feira. Antecipada com exclusividade por EXAME, a informação foi repassada aos funcionários em comunicado. No texto, a empresa afirma que a parada de produção da linha de caminhões é uma forma de reduzir os estoques. A Mercedes Benz completou que os 12.000 empregados da fábrica não terão o emprego ameaçado e permanecerão em casa enquanto a unidade não reabrir as portas.
  • 3. Caixa terá banco de investimento

    3 /11

  • A Caixa Econômica Federal vai abrir uma divisão de banco de investimento, na expectativa de marcar presença no mercado de capitais, que deverá crescer com o atual cenário de juros baixos. O pedido está sendo analisado pelo Banco Central. Para criar a subsidiária, o banco discute uma injeção adicional de recursos com o Tesouro Nacional. Na quinta-feira, a instituição anunciou o aporte de 1,5 bilhão de reais do governo, por meio da transferência de ações de empresas estatais ao banco federal.
  • 4. EBX anuncia dança de cadeiras

    4 /11(Eduardo Monteiro/EXAME)

    Na quinta-feira, a EBX, holding de empresas do bilionário Eike Batista, confirmou que Paulo Mendonça, um dos conselheiros da companhia, já não fazia mais parte do seu quadro de funcionários. A informação começou a circular um dia antes.  Mendonça já havia sido remanejado dentro da EBX. Em junho, o executivo perdeu o cargo de CEO da OGX, a petroleira do grupo, depois de anunciada a redução nas metas de produção no campo de Tubarão Azul. Na quarta, a OGX também divulgou a substituição do seu diretor de exploração, Paulo Ricardo dos Santos, pelo executivo Paulo de Tarso Martins Guimarães. Santos terá outra função na holding.
  • 5. Cruzeiro do Sul é cobiçado por seis bancos

    5 /11(Reuters/Ricardo Moraes)

    Há mais de quinze dias o Fundo Garantidor de Crédito colocou a operação do Cruzeiro do Sul à venda, após apurar um rombo de 3 bilhões de reais nas contas da instituição. Nesta semana, circularam notícias sobre o interesse de seis bancos na compra. Todos estariam analisando os números da instituição - mas não com o mesmo grau de interesse. “Eles estão olhando para ver se faz algum sentido a operação”, afirmou Celso Antunes, presidente do Cruzeiro do Sul, atualmente sob gestão do FGC. Os nomes das instituições não foram revelados.
  • 6. Diageo abre sua primeira loja de bebidas no Brasil

    6 /11(Divulgação/Diageo)

    Dona das marcas Smirnoff, Johnnie Walker e Ypióca, a Diageo abriu a primeira das 100 lojas de bebidas que pretende instalar no país. A chamada Casa dos Destilados foi inaugurada em parceira com a rede de supermercados Bompreço, do Walmart. Campeã brasileira no consumo do uísque Johnnie Walker, a cidade de Recife, em Pernambuco, foi escolhida para abrigar a loja. Segundo a Diageo, os demais estabelecimentos deverão ser abertos nos próximos três anos. Com uma ampla variedade de rótulos, a Casa dos Destilados vai disponibilizar displays interativos com informações sobre os produtos, formas e ocasiões de consumo. Receitas e programas de degustação online poderão ser acessados em iPads.
  • 7. Lexmark desiste de impressoras a jato de tinta e prepara demissão de 1.700

    7 /11(Marcelo Kura)

    Depois da Kodak revelar na semana passada que irá abrir mão do negócio de câmeras fotográficas, a Lexmark não irá mais produzir as tradicionais impressoras a jato de tinta. A medida entrará em vigor a partir de 2013 e faz parte de um plano de reestruturação que também envolve a eliminação de 1.700 postos de trabalho, além do fechamento de uma fábrica nas Filipinas. A expectativa é que a decisão acarrete uma economia de 95 milhões de dólares por ano para a empresa. No segundo trimestre do ano, o lucro da Lexmark caiu 61% menor na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 39 milhões de dólares.
  • 8. Amil procura novo sócio

    8 /11(foto/Divulgação)

    A Amil quer um parceiro para seus negócios no setor de saúde. Uma das possibilidades é que a companhia passe para frente a operação de planos de saúde, que é regulamentada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Outra, é que a companhia se una a uma empresa internacional para a formação de uma joint venture.  A americana United Health Care chegou a avaliar as operações da Amil, mas desistiu da transação. A Amil não comentou o suposto interesse em colocar seus ativos à venda.
  • 9. Hertz compra terceira maior locadora de carros dos Estados Unidos

    9 /11(Getty Images)

    Depois de um embate acirrado com a locadora de veículos Avis, a Hertz levou a melhor e fechou a compra do grupo Dollar Thrifty (DTG), que atua no mesmo setor. Com a aquisição, a empresa consolidou sua posição de segunda maior locadora de carros dos Estados Unidos (a primeira colocação pertence à Enterprise).  Juntas, a Hertz e Dollar Thrifty terão mais de 10.000 estabelecimentos em todo o mundo, com faturamento estimado em 10,2 bilhões de dólares e lucro de quase 2 bilhões de dólares.
  • 10. Carlyle compra unidade da DuPont por US$ 4,9 bilhões

    10 /11(Regis Filho/VOCÊ S.A.)

    O fundo de private equity Carlyle adquiriu a unidade de tintas para automóveis da DuPont, empresa americana do setor química, por 4,9 bilhões de dólares. No ano passado, a divisão rendeu à DuPont vendas de 4,3 bilhões de dólares. Em menos de dois meses, o Carlyle demonstrou agressividade nas compras: o fundo levou uma unidade da United Technologies por 3,5 bilhões o banco de imagens Getty Images por outros 3,3 bilhões. Dentre seus ativos no Brasil, estão a operadora de turismo CVC e a varejista de brinquedos Ri Happy.
  • 11. Veja agora as companhias que decidiram enxugar o quadro de funcionários

    11 /11(David Becker/Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame