Exame Logo

Anatel aprova volta da Telecom Italia ao controle da Brasil Telecom

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o cumprimento das metas de universalização da Brasil Telecom (BrT), bem como a volta da Telecom Itália ao bloco de controle da operadora de telefonia fixa que também é comandada pelo Opportunity. O cumprimento das metas libera a BrT para fazer ligações nacionais e internacionais como fazem suas […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o cumprimento das metas de universalização da Brasil Telecom (BrT), bem como a volta da Telecom Itália ao bloco de controle da operadora de telefonia fixa que também é comandada pelo Opportunity.

O cumprimento das metas libera a BrT para fazer ligações nacionais e internacionais como fazem suas concorrentes Telefônica e Telemar há mais de um ano -, além de permitir a entrada da empresa no mercado de telefonia celular. A Telefônica e a Telemar já possuem operações celulares, com a Vivo e a Oi, respectivamente.

Veja também

Para entrar no rentável mercado de celulares e ganhar competitividade, no entanto, a BrT terá de resolver a briga entre os controladores italianos e Daniel Dantas, do Opportunity. A Anatel deu um prazo de 18 meses para que os controladores cheguem a um acordo.

A Telecom Itália, que controla a TIM, se afastou do controle da BrT no ano passado para lançar sua operação celular nacional. Na mesma época, os italianos também receberam licença para fazer ligações de longa distância nacional e internacional.

O contrato assinado entre os italianos e o Opportunity, submetido previamente à Anatel, previa o retorno da Telecom Italia assim que a BrT antecipasse as metas de universalização. Mas nesse meio tempo, a BrT adquiriu licença de telefonia celular para atuar nos nove estados da sua região, o que gera conflito regulatório.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame